Novo Hospital Unimed Campo Grande. Foto: Marcele A. Camy
O novo Hospital Unimed Campo Grande foi inaugurado no último dia 18 de agosto, no Espaço Yotedy, e contou com a presença de 1.700 pessoas, entre cooperados e autoridades convidados. Além do Dr. Breno de Faria, presidente da Unimed Goiânia, Dr. Sizenando da Silva Campos Jr., diretor-financeiro da Cooperativa, esteve presente e também representou a Federação Goiana e a Diretoria Comercial e de Marketing da Central Nacional Unimed (CNU).
Sizenando da Silva Campos Jr.
"Investir na qualidade do serviço é tão importante quanto ampliar a rede de Recursos e Serviços Próprios. E aqui percebemos que houve essa preocupação, esse zelo pela qualidade. Os beneficiários de Campo Grande serão muito bem atendidos, e o Sistema Nacional Unimed sai fortalecido com uma obra dessa dimensão", disse Dr. Sizenando.
Dr. Breno de Faria
O presidente da Unimed Goiânia, Dr. Breno de Faria, destacou as vantagens da verticalização dos serviços. "As cooperativas que têm investido nessa ação ganham em autonomia e fortalecem a liderança da marca. Na Unimed Goiânia, temos ampliado o poder de negociação com a rede prestadora, reduzindo nossa dependência", analisou.
Segundo a presidente da Unimed Campo Grande, Dra. Sarita Garcia Rocha, o principal desafio foi construir um hospital em cima de outro em funcionamento, sem interrupção do atendimento aos clientes.
Detalhes internos da unidade
Entre as mudanças, a área construída e o número de leitos chamam a atenção. O empreendimento saiu de 3 mil m² para 23 mil m², e a capacidade de leitos subiu de 50 para até 202. Além disso, passou de 1 para 9 pavimentos, o centro cirúrgico cresceu de 4 para 10 salas, e 5 leitos de UTI viraram 30.
“É realmente um novo hospital, com ambientes humanizados, muita luz natural, acessível para portadores de deficiências físicas e construído dentro dos mais modernos conceitos de arquitetura e engenharia hospitalar”, garante a presidente da Unimed Campo Grande, Dra. Sarita Garcia Rocha.
Dra. Sarita Garcia Rocha
Ela ainda explica que a ampliação iniciou em fevereiro de 2015, com objetivo de oferecer atendimento com ainda mais qualidade, por meio de serviços diferenciados e estrutura moderna, além de melhores condições de trabalho aos médicos e profissionais da saúde, contribuindo com o aumento do número de leitos hospitalares, tão necessários na capital e em todo o Brasil. “Entre as inovações estão equipamentos de alta tecnologia, heliponto, iluminação natural, estrutura sustentável e novos serviços”, ressalta Sarita.
O novo Hospital Unimed CG oferecerá área de imagem com tomografia computadorizada de 128 canais, ultrassom, raios-X com tecnologia totalmente digital e hemodinâmica. Ainda, prevê espaço físico para ampliação de serviços, como ressonância magnética e mamografia.
“Também não abrimos mão dos protocolos de segurança do paciente. Vale ressaltar que temos um Serviço de Controle de Infecção Hospitalar atuante, com protocolos e manuais próprios. Tudo foi muito bem pensado, como a Central de Materiais de Esterilização, que foi idealizada para realizar o trabalho com menor custo e mais agilidade; o sistema elétrico planejado para evitar interrupção de energia em qualquer situação; e a instalação de IT Médico, que é uma proteção nos circuitos da rede elétrica dos equipamentos de suporte à vida, monitora possíveis falhas antes que causem dano ao paciente ou à equipe técnica”, alega o diretor Administrativo da Cooperativa, Pedro Ricardo Dias.
O novo Centro Cirúrgico ganhou um projeto diferenciado de iluminação natural, que proporciona inúmeros benefícios à equipe técnica. “O hospital conta ainda com equipamentos importados para vídeo-cirurgias, com diversos recursos técnicos para oferecer ao médico cirurgião a possibilidade de utilizar o que há de melhor no cenário mundial, além de salas preparadas para procedimentos de alta complexidade e gases medicinais oferecidos através de redes que evitam a entrada de cilindros em ambientes restritos e proporcionam mais segurança”, afirma o diretor de Recursos Próprios da Unimed CG, João Ricardo F. Tognini.
O Laboratório Unimed – certificado pelo principal programa de qualidade do Brasil (PALC) – oferece suporte às demais áreas do hospital e conta agora com um novo espaço. Com isso, a possibilidade de ampliar ainda mais a capacidade de produção é cada vez mais real.
Sustentabilidade e próximos passos
O empreendimento foi construído de forma sustentável, com isolamento acústico e térmico, o que reduziu o consumo de energia elétrica e de estrutura metálica, diminuindo a quantidade de água e resíduos no processo construtivo.
Ainda este ano serão realizadas obras de ampliação e adequação no Pronto Atendimento, para atendimento de Pediatria e Ortopedia. “Queremos proporcionar aos nossos clientes um atendimento de referência. É uma satisfação muito grande a realização desse sonho de mais de 1.600 médicos cooperados”, admite a presidente da Unimed CG, Sarita Garcia Rocha.
Evento de inauguração
Solenidade aconteceu no pátio do espaço de eventos Yotedy
A solenidade aconteceu no pátio do espaço de eventos Yotedy, com vista para o novo Hospital Unimed CG, e contou com show de fogos de artifício, raio laser e apresentação do cantor e compositor Emmerson Nogueira.
Estavam presentes os senadores Waldemir Moka e Pedro Chaves; os secretários estadual e municipal de Saúde, Nelson Tavares e Marcelo Vilela; a diretora Administrativa e de Finanças da Unimed do Brasil, Viviane Vieira Malta; o superintendente Executivo da Unimed do Brasil, Rodolfo Celso M. Garcia Maritano; o presidente da Uniair, Maurício Alberto Goldbaum; Dr. Sizenando da Silva Campos Jr., diretor-financeiro da Unimed Goiânia, presidente da Federação Goiana e diretor de Mercado, Marketing e Comunicação da Unimed do Brasil; representantes da Central Nacional Unimed (CNU), da Associação Médica de Mato Grosso do Sul (AMMS), da Seguros Unimed, do Sindicato dos Médicos, do Banco do Brasil, e de outras Unimeds e instituições.
O evento proporcionou uma homenagem aos fundadores, aos ex-presidentes da Unimed Campo Grande e a uma colaboradora que está na Cooperativa há trinta anos, Maria da Guia F. Cardoso, que, na ocasião, representou todos os funcionários. “A realidade que vivenciamos hoje nasceu 44 anos atrás, quando a perspectiva de uma saúde de excelência brotou no coração e conquistou a mente dos médicos que ousaram fundar a Unimed CG, em maio de 1973”, aponta a presidente da instituição, que finalizou dizendo: “O Hospital Unimed CG é moderno, eficiente, seguro e resolutivo, mas é, antes de tudo, uma obra humana, sonhada, planejada, e nascida na consciência e no sentimento de que a nossa missão na Terra é deixar um legado concreto que contribua para acelerar o progresso e o bem-estar da humanidade”.
Sobre a Unimed Campo Grande
É uma cooperativa de trabalho médico que está no mercado há 44 anos e conta com mais de 1.600 médicos cooperados, mais de 100 mil clientes, cerca de 170 estabelecimentos credenciados, laboratório e hospital próprio.
O Hospital Unimed Campo Grande possui a acreditação ONA, selo de Sustentabilidade e certificação ISO, e está localizado na Av. Mato Grosso, 4566, Carandá Bosque I. Para saber mais e acompanhar tudo sobre o novo Hospital, acesse o hotsite www.unimedcg.com.br/SGC/Hotsites/AmpliacaoHospital e a playlist Informe Novo Hospital Unimed Campo Grande, no Youtube – Unimed Campo Grande.