Dicas de Nutrição

DICA 1: EMAGRECIMENTO SAUDÁVEL. Se você já tentou perder peso com as famosas “dietas da moda”, já deve ter reparado que os resultados quase nunca saem como o esperado, né? Mas sabe o que traz resultado de verdade? Adotar novos hábitos de vida, reeducando sua alimentação e praticando qualquer tipo de exercício. Funciona que é uma beleza!







 

 

DICA 2: REEDUCAÇÃO ALIMENTAR. Melhorar a sua alimentação é mais fácil do que você imagina. Você pode começar aos poucos, optando por alimentos in natura ou minimamente processados. Também é interessante escolher alimentos com quantidade reduzida de óleo, sal e açúcar. Faça um teste e descubra refeições saudáveis que também são atrativas e saborosas.







 

 

DICA 3: PREPARO DE ALIMENTOS. Além de ser mais gostoso, o cozimento a vapor faz com que os alimentos percam muito menos valor nutritivo do que quando mergulhamos eles em água fervente. Além disso, você também pode usar a água do cozimento para elaborar caldos caseiros, substituindo os caldos artificiais que são prejudiciais ao corpo humano.







 

 

DICA 4: CUIDADO COM ALIMENTOS GORDUROSOS. Nunca é tarde demais para começar a se alimentar bem e garantir saúde para o seu corpo e mente. Por isso, é importante evitar sempre que possível alimentos ricos em gorduras, como frituras, maionese, bacon, salsichas, mortadela, fast foods, entre outros. Tente substituir sempre que puder esses alimentos por frutas, verduras, legumes e cereais integrais.






 

 

DICA 5: MASTIGUE DEVAGAR. Às vezes a pressa é tanta para comer que muita gente devora o prato num piscar de olhos, né? Mas o ideal mesmo é mastigar sua comida devagar e várias vezes. Assim, você ajuda o seu corpo na digestão, reduz a acumulação de gordura abdominal e saboreia muito mais as suas refeições.








 

 

DICA 6: PLANEJAMENTO DAS COMPRAS. Já aconteceu de você estar inspirado para cozinhar e na hora de botar a mão na massa ver que aquele ingrediente essencial está faltando? Pra evitar situações assim, uma boa saída é planejar suas compras com uma lista. Assim, você pode organizar melhor sua despensa doméstica, definir com antecedência o cardápio da semana e saborear uma refeição em família sem preocupações.






 

 

DICA 7: EVITE A MANTEIGA. Você sabe qual é a diferença entre manteiga e margarina? A manteiga usa a gordura do leite para ser feita, já a margarina possui gorduras a base de vegetais. Mas não se engane. Ambas consumidas em excesso podem causar riscos à saúde. Evite elas sempre que possível.








 

 

DICA 8: PREVENÇÃO DA OBESIDADE INFANTIL. A obesidade infantil é um problema cada vez maior, mas ela pode ser prevenida com algumas medidas dentro de casa. Tente amamentar seu bebê exclusivamente com leite materno até os 6 meses de idade. Estimule o consumo de frutas, legumes e verduras ao invés de alimentos industrializados e fast foods. E não se esqueça: bote a criançada pra se mexer!






 

 

DICA 9: PRODUÇÃO DE LEITE MATERNO. Algumas mães têm problemas relacionados à saúde e por isso não conseguem produzir leite. Mas, na maioria das vezes, elas só precisam de um estímulo certo. O bebê precisa fazer a sucção correta para que seu corpo atenda a demanda exigida. Ele precisa, por exemplo, abocanhar toda a auréola para conseguir sugar de verdade. E não se esqueça de beber muita água.






 

 

DICA 10: DIET x LIGHT. Fique por dentro da diferença entre os termos DIET e LIGHT. Os alimentos DIET são isentos de um determinado tipo de nutriente (açúcar, gordura, sódio), enquanto os alimentos LIGHT apresentam uma redução mínima de 25% de algum tipo de nutriente ou calorias em relação a um produto convencional.








 

 

DICA 11: CIRCUNFERÊNCIA DA CINTURA. Existe uma ótima dica para avaliar se sua gordura visceral está nos padrões ideais para evitar doenças associadas à obesidade. Meça a circunferência da sua cintura, posicionando a trena acima do umbigo. O ideal é ter valores abaixo de 80 cm para mulheres e 94 cm para homens. É importante também que você faça um check-up físico regularmente.







 

 

DICA 12: TREINAMENTO FÍSICO IDEAL. Está se exercitando e quer garantir os resultados esperados? Então, adote uma alimentação saudável, adequada às suas necessidades nutricionais, com as medidas certas de calorias, carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas e minerais. Ah, e se hidratar bem durante o dia e ter uma boa noite de sono também ajudam, tá?







 

 

DICA 13: EXERCÍCIOS SEM JEJUM. Evite praticar qualquer exercício estando em jejum. Cerca de 30 a 60 minutos antes de sair, faça um lanche baseado em carboidratos (como farinha de aveia + mel + banana). Dessa forma, você vai ganhar a energia necessária para um melhor rendimento durante sua rotina de exercícios.