IBM WebSphere Portal 8.5: Assistência ao utilizador para administradores

Introdução ao IBM Web Application Bridge

O administrador do portal recolhe informações sobre o fornecedor de conteúdo e as respectivas aplicações e, em seguida, executa os passos de configuração básicos para activar o Web Application Bridge.

Procedimento

  1. This information applies to CF09 and laterOs passos necessários para activar o Web Application Bridge dependem do facto de a raiz de contexto ter ou não sido removida. Para obter mais informações sobre como remover a raiz de contexto do portal, consulte o tópico Configuration Wizard instructions: Modify site URLs for search engine optimization.
    • Se a raiz de contexto do portal for removida, execute os seguintes passos:
      1. Execute a seguinte tarefa para criar um sistema central virtual para o Web Application Bridge. Esta tarefa implementa automaticamente a servlet de Proxy inverso (RPS) no sistema central recentemente criado e define a raiz de contexto RPS como /.
        • AIX HP-UX Linux Solaris:./ConfigEngine.sh deploy-wab-virtual-host -DVirtualHostName=virtualHostName -DVirtualHostAlias=virtualHostAlias -DPortalAdminPwd=password -DPortalAdminId=PortalAdminId -DWasUserid=WasUserid -DWasPassword=password
        • Windows: ConfigEngine.bat deploy-wab-virtual-host -DVirtualHostName=virtualHostName -DVirtualHostAlias=virtualHostAlias -DPortalAdminPwd=password -DPortalAdminId=PortalAdminId -DWasUserid=WasUserid -DWasPassword=password
        • IBM® i: ConfigEngine.sh deploy-wab-virtual-host -DVirtualHostName=virtualHostName -DVirtualHostAlias=virtualHostAlias -DPortalAdminPwd=password -DPortalAdminId=PortalAdminId -DWasUserid=WasUserid -DWasPassword=password

        virtualHostName corresponde ao nome do sistema central virtual, como por exemplo, wab_host. virtualHostAlias corresponde ao nome alternativo do DNS que é utilizado para aceder as aplicações do sistema central virtual, como por exemplo, wab.portal.com. Se o virtualHostName e virtualHostAlias existirem, então serão utilizados os valores existentes. A tarefa mapeia o virtualHostAlias no mesmo esquema URI (http or https) e porta em que o portal é implementado.

        Em alternativa, utilize o editor de texto para abrir o ficheiro wkplc.properties no directório wp_profile_root /configEngine/properties. E em seguida, certifique-se de que os parâmetros seguintes apresentam os valores correctos:
        • WasUserID
        • WasPassword
        • PortalAdminId
        • PortalAdminPwd
        Agora, pode executar o comando da seguinte forma:
        • AIX HP-UX Linux Solaris:./ConfigEngine.sh deploy-wab-virtual-host -DVirtualHostName=virtualHostName -DVirtualHostAlias=virtualHostAlias
        • Windows: ConfigEngine.bat deploy-wab-virtual-host -DVirtualHostName=virtualHostName -DVirtualHostAlias=virtualHostAlias
        • IBM i: ConfigEngine.sh deploy-wab-virtual-host -DVirtualHostName=virtualHostName -DVirtualHostAlias=virtualHostAlias
      2. Execute os seguintes passos para configurar um início de sessão único entre o portal e o nome alternativo do sistema central virtual que foi criado no passo anterior.
        • Inicie sessão na WebSphere Integrated Solutions Console.
        • Aceda a Security > Global Security > Web and SIP security > Single sign-on (SSO).
        • Introduza o nome do domínio. Por exemplo, se o sistema central do portal for portal.domain.ibm.com e o VHA for wab.domain.ibm.com, o valor do domínio será domain.ibm.com.
        • Reinicie o servidor do WebSphere_Portal.
      3. Introduza o nome alternativo do sistema central virtual para configurar o servidor DNS de modo a garantir que o VHA pode ser contactado a partir da estação de trabalho do utilizador. O VHA tem de estar acessível em todas as estações de trabalho a partir das quais o servidor do portal é acedido. Caso o portal seja acedido através do esquema https, certifique-se que estão instalados os certificados SSL válidos para o sistema central myhost1.servername.domain.ibm.com e myhost2.servername.domain.ibm.com. Para instalar os certificados de SSL, inicie sessão na WebSphere Integrated Solutions Console. Em seguida, aceda a SSL certificate and key management > Key stores and certificates > NodeDefaultKeyStore > Personal certificates. Para obter mais informações, consulte o tópico Personal certificates collection. Se os certificados não estiverem disponíveis para estes sistemas centrais, então tem de aceitar a excepção de segurança no navegador. Abra o URL do iFrame de acoplamento da Web numa janela do navegador em separado. Em seguida, actualize a página do portal para a colocar em funcionamento e apresentar a aplicação integrada. Caso contrário, a aplicação poderá não funcionar.
    • Se a raiz de contexto do portal não for removida, execute os seguintes passos:
      1. Defina a raiz de contexto para a aplicação wp.vwat.servlet.ear:
        1. Inicie sessão na WebSphere Integrated Solutions Console.
        2. Aceda a Applications > Application Types > WebSphere enterprise applications.
        3. Localize e faça clique na ligação da aplicação wp.vwat.servlet.ear.
        4. Sob o título Web Module Properties, faça clique em Context Root For Web Modules.
        5. Altere a raiz de contexto para /. Este passo pode criar conflitos de nomes. Adicione uma regra de reescrita para evitar estes conflitos. Para obter mais informações, leia Apache Module mod_rewrite e Providing short vanity URLs.
        6. Faça clique em OK.
        7. Faça clique em Save para guardar as alterações à configuração principal.
        8. Pare e reinicie a aplicação wp.vwat.servlet.ear.
      2. Execute os seguintes passos se tiver configurado um servidor da Web:
        1. Inicie sessão na WebSphere Integrated Solutions Console.
        2. Aceda a Applications > Application Types > WebSphere enterprise applications > wp.vwat.servlet.ear > Manage Modules.
        3. Execute os seguintes passos para mapear a aplicação wp.vwat.servlet.ear ao servidor da Web: Para obter mais informações, aceda à ligação Mais informações acerca desta página no WebSphere Integrated Solutions Console.
          1. Assinale a caixa de verificação Select relativa à aplicação Virtual Web Application Servlet.
          2. Seleccione o servidor da Web na caixa Clusters and servers.
          3. Faça clique em Apply.
        4. Seleccione uma das seguintes opções para actualizar a configuração de suplementos:
          1. Execute os seguintes passos para actualizar a configuração de suplementos para todas as aplicações no WebSphere Application Server:
            • Aceda a Servers > Server Types > Web servers > webserver1 > Plug-in properties.
            • Certifique-se de que as duas caixas de verificação que se seguem estão assinaladas:
              • Automatically generate the plug-in configuration file
              • Automatically propagate plug-in configuration file
            • Faça clique em Apply para guardar as alterações.
          2. Execute os seguintes passos para actualizar a configuração de suplementos apenas para a aplicação wp.vwat.servlet.ear:
            • Aceda ao directório wp_profile_root/config/cells/cell_name /nodes/node_name/servers/web_server_name no perfil do gestor de implementação.
            • Crie uma cópia de segurança do ficheiro plugin-cfg.xml.
            • Abra o ficheiro plugin-cfg.xml.
            • Adicione uma linha que seja semelhante ao seguinte exemplo ao UriGroup para o conjunto de unidades:
              <Uri AffinityCookie="JSESSIONID" AffinityURLIdentifier="jsessionid" Name="/*"/>
            • Copie o ficheiro plugin-cfg.xml actualizado para o servidor da Web no directório inicial do servidor da Web.
      3. Reinicie todos os servidores.
  2. O administrador do sistema inicia sessão no IBM WebSphere Portal.
  3. O administrador do sistema faz clique no ícone Menu de administração na barra de ferramentas. Em seguida, faça clique em Gestão de portlets > Gestor de aplicações da Web virtuais.
    Aviso: Não introduza < ou > em qualquer uma das caixas de texto.
  4. O administrador do sistema faz clique em Perfis de fornecedores de conteúdo e, em seguida, selecciona Criar perfil de fornecedor de conteúdo.
  5. O administrador do sistema cria os perfis de fornecedor de conteúdo.
  6. O administrador do sistema acede ao perfil criado e faz clique em Adicionar política para criar uma política.
    Sugestão: O administrador do sistema tem de criar, pelo menos, uma política para o perfil de fornecedor de conteúdo.
  7. O administrador do sistema faz clique em Aplicações de acoplamento da Web e, em seguida, selecciona Criar aplicação de acoplamento da Web.
  8. O administrador do sistema cria as aplicações de acoplamento da Web.
  9. O administrador do sistema acede à aplicação que foi criada.
  10. O administrador do sistema selecciona um dos seguintes separadores e, em seguida, faz clique em Editar para configurar as definições de acoplamento da Web:
    Nota: Se o administrador do sistema alterar as informações de sistema central ou porta no perfil do fornecedor de conteúdo, tem de editar a aplicação de acoplagem da Web e seleccionar novamente o perfil. Caso contrário, a aplicação de acoplagem da Web não detecta as alterações.
    • Definições de apresentação de acoplamento da Web
    • IPC do lado do cliente para Acoplamento da Web
    • IPC do lado do servidor para Acoplamento da Web
    • Suplementos
  11. O autor do conteúdo inicia sessão no WebSphere Portal.
  12. O autor do conteúdo acede à barra de ferramentas do sítio e executa uma das seguintes acções:
    • Cria uma página e adiciona a portlet de aplicação de acoplamento da Web à página.
    • Edita uma página existente e adiciona a portlet de aplicação de acoplamento da Web à página.
    Sugestão: Para que a aplicação de acoplamento da Web seja apresentada numa página, essa página tem de utilizar o perfil Acoplamento da Web ou um perfil que inclui o módulo wp_webdock. Edite as propriedades da página e altere o perfil ou adicione o módulo wp_webdock ao perfil aplicado à página:

    A partir da CF03, o perfil de Acoplamento da Web já não existe. Se estiver a utilizar o Agregador de recursos para Portlets, não são necessários passos adicionais. Se não estiver a utilizar o Agregador de recursos para Portlets, adicione o módulo wp_webdock a um perfil existente na sua página.

    1. Estabeleça ligação ao repositório de temas com a ligação fs-type1.
    2. Navegue até ao tema.
    3. Abra o ficheiro de perfil no directório /profiles.
    4. Crie uma cópia do ficheiro do perfil e atribua um nome exclusivo ao mesmo.
    5. Edite o ficheiro .json e adicione o ID de módulo wp_webdock.
    6. Copie o perfil que criou para o directório /profiles.
    7. Invalide a cache do agregador de recursos para integrar as alterações. Faça clique no ícone Menu de administração na barra de ferramentas. Em seguida, faça clique em Analisador de temas > Utilitários > Control Center > Invalidar cache. A invalidação automática reconhece as suas alterações automaticamente para os temas baseados em WebDAV. Não é necessária qualquer acção adicional. Para obter mais informações, consulte o tópico Utilitários.
  13. Se um autor de conteúdo encontrar problemas ao visualizar as aplicações de acoplamento da Web, execute os passos que se seguem para actualizar a função do utilizador:
    1. Inicie sessão no WebSphere Portal como administrador.
    2. Faça clique no ícone Menu de administração na barra de ferramentas. Em seguida, faça clique em Acesso > Permissões de recursos.
    3. Procure a página que contém a aplicação de acoplamento da Web.
    4. Conceda ao autor de conteúdo as permissões correctas para a página.
    5. Se a política do fornecedor de conteúdo estiver definida para usar autenticação básica ou baseada em formulários, execute os passos que se seguem:
      • Aceda à aplicação de acoplamento da Web e conceda ao utilizador as permissões correctas.
      • Aceda ao cofre de credenciais utilizado para a autenticação. Conceda ao utilizador de conteúdo as permissões correctas para o cofre de credenciais.