IBM WebSphere Portal 8.5: Assistência ao utilizador para administradores |
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Configurar o acesso às bibliotecas
Existem várias formas de conceder e restringir o acesso às bibliotecas. Existem cinco funções de utilizador de conteúdo: Utilizador, Contribuinte, Editor, Gestor e Administrador. Cada função tem direitos de acesso específicos. Pode associar utilizadores individuais ou grupos de utilizadores a uma função. Existem três níveis aos quais pode atribuir o acesso: nível de biblioteca, tipo de item por biblioteca e item.
Sobre esta tarefa
- Abordagem cumulativa
- Utilizando esta abordagem, concede acesso amplo, mas limitado. Em seguida, adicione o acesso. Edite a função de Contribuinte e adicione Todos os utilizadores autenticados do portal à função Contribuinte. Assim, todos os utilizadores que iniciam sessão no portal podem visualizar a biblioteca e as portlets de autoria configuradas para a biblioteca. Em seguida, adicione mais acesso às funções Editor, Gestor e Administrador. Para adicionar o acesso, aceda a Recursos da biblioteca, edite os recursos e adicione mais acesso para Editores, Gestores e Administradores, conforme necessário.
- Abordagem subtractiva
- Utilizando esta abordagem, concede acesso amplo. Em seguida, remova o acesso.
Configure o acesso e as funções utilizando as portlets de administração.
Procedimento
Aceda à interface de utilizador de administração.
- Faça clique no ícone Menu de administração na barra de ferramentas.
- Faça clique em .
Configure as permissões de acesso a bibliotecas.
- Localize a biblioteca que pretende configurar, como, por exemplo, Conteúdo da Web.
- Faça clique no ícone de chave para abrir o painel Permissões de recursos.
- Para fins de ilustração, este procedimento utiliza a abordagem cumulativa. Localize o Contribuinte na lista e faça clique no ícone de lápis para editar a função.
- Adicione todos os utilizadores autenticados do portal. Todos os visitantes com sessão iniciada podem visualizar a portlet de autoria e a biblioteca.
- A partir daqui, edite as funções de Editor, Gestor e Administrador. Adicione utilizadores ou grupos de utilizadores específicos que pretende que possam editar e publicar conteúdo.
Configure permissões de acesso para itens específicos.
- Pode definir permissões para itens da biblioteca, tais como fluxos de trabalho, conteúdo, modelos, etc.
- Seleccione uma biblioteca e faça clique no ícone de recursos da biblioteca.
- Configure os itens, conforme necessário.