IBM WebSphere Portal 8.5: Assistência ao utilizador para administradores

Configurar o acesso às bibliotecas

Existem várias formas de conceder e restringir o acesso às bibliotecas. Existem cinco funções de utilizador de conteúdo: Utilizador, Contribuinte, Editor, Gestor e Administrador. Cada função tem direitos de acesso específicos. Pode associar utilizadores individuais ou grupos de utilizadores a uma função. Existem três níveis aos quais pode atribuir o acesso: nível de biblioteca, tipo de item por biblioteca e item.

Sobre esta tarefa

Existem duas abordagens para conceder acesso: cumulativo e subtractivo.
Abordagem cumulativa
Utilizando esta abordagem, concede acesso amplo, mas limitado. Em seguida, adicione o acesso. Edite a função de Contribuinte e adicione Todos os utilizadores autenticados do portal à função Contribuinte. Assim, todos os utilizadores que iniciam sessão no portal podem visualizar a biblioteca e as portlets de autoria configuradas para a biblioteca. Em seguida, adicione mais acesso às funções Editor, Gestor e Administrador. Para adicionar o acesso, aceda a Recursos da biblioteca, edite os recursos e adicione mais acesso para Editores, Gestores e Administradores, conforme necessário.
Abordagem subtractiva
Utilizando esta abordagem, concede acesso amplo. Em seguida, remova o acesso.

Configure o acesso e as funções utilizando as portlets de administração.

Procedimento

Aceda à interface de utilizador de administração.

  1. Faça clique no ícone Menu de administração na barra de ferramentas.
  2. Faça clique em Conteúdo do portal > Bibliotecas de conteúdo da Web.

Configure as permissões de acesso a bibliotecas.

  1. Localize a biblioteca que pretende configurar, como, por exemplo, Conteúdo da Web.
  2. Faça clique no ícone de chave para abrir o painel Permissões de recursos.
  3. Para fins de ilustração, este procedimento utiliza a abordagem cumulativa. Localize o Contribuinte na lista e faça clique no ícone de lápis para editar a função.
  4. Adicione todos os utilizadores autenticados do portal. Todos os visitantes com sessão iniciada podem visualizar a portlet de autoria e a biblioteca.
  5. A partir daqui, edite as funções de Editor, Gestor e Administrador. Adicione utilizadores ou grupos de utilizadores específicos que pretende que possam editar e publicar conteúdo.

Configure permissões de acesso para itens específicos.

  1. Pode definir permissões para itens da biblioteca, tais como fluxos de trabalho, conteúdo, modelos, etc.
  2. Seleccione uma biblioteca e faça clique no ícone de recursos da biblioteca.
  3. Configure os itens, conforme necessário.