arquivo-noticias - Unimed Goiânia

Unimed Federação Rio esclarece fatos divulgados em reportagem de TV






Unimed Federação Rio

O programa Fantástico, da Rede Globo, veiculou, no último domingo (24), matéria que denunciava o reaproveitamento de material cirúrgico em procedimentos cardíacos. De acordo com a reportagem, a Federação carioca estaria induzindo os médicos à tal prática, proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em nota, a Unimed Federação Rio se pronunciou e disse estar à disposição das autoridades para esclarecimentos.

Os médicos citados no processo são gestor e auditor do Procedimento de Alto Custo (PAC) Cardiologia. Segundo a Federação, a função deles é credenciar, precificar e autorizar procedimentos a serem realizados por todas as empresas e serviços contratados, portanto, eles não têm a responsabilidade de fiscalizar a utilização e descarte dos materiais, essa obrigação cabe às empresas prestadoras de serviço.

Também são as empresas prestadoras de serviço que ajudam no cálculo para remuneração dos procedimentos, considerando os materiais que podem ou não serem reutilizados, segundo a Anvisa. Os materiais supostamente reprocessados de forma irregular foram apreendidos em diversas unidades e apenas uma delas realiza o procedimento de eletrofisiologia, citado na reportagem.

Por fim, a Unimed Federação Rio repudiou a matéria, que lhes responsabiliza pelo comando das práticas ilícitas. A Federação reiterou o compromisso com a ética e a transparência e afirmou que a reportagem foi tendenciosa e sensacionalista, com o objetivo de denegrir a marca Unimed.

Fonte: Unimed Federação Rio.

${loading}