Edney Vascurado, Gerente de Marketing da Unimed Goiânia ao receber a premiação
A Unimed Goiânia recebeu o Prêmio de Comunicação Unimed – Alberto Urquiza Wanderley 2016 na categoria Newsletter durante o tradicional Encontro de Comunicação e Marketing do Sistema Unimed, realizado de 27 a 29 de julho, que também promoveu mesas-redondas, palestras e debates para integrar e atualizar os profissionais da área, visando à consolidação de uma reputação exemplar para a marca Unimed. A Cooperativa também foi homenageada pelo correto uso da marca.
A Unimed Goiânia foi representada no evento pelo diretor de Mercado, Dr. Sérgio Baiocchi Carneiro, o gerente e a coordenadora de Marketing, Edney Vascurado e Angélica Martins, respectivamente.
No dia 27 de julho, um jantar de gala foi palco para a entrega dos troféus dos prêmios de Comunicação – Alberto Urquiza Wanderley – e de Marketing – Dr. Nilo Marciano de Oliveira, cujos trabalhos foram avaliados por um corpo de renomados jurados externos.
O objetivo da iniciativa é fortalecer a visão estratégica da comunicação no Sistema Unimed, por meio do estímulo, do reconhecimento e da divulgação de iniciativas das cooperativas médicas na área, conferindo o prêmio às singulares e federações idealizadoras das melhores ações, bem como aos profissionais responsáveis pelo trabalho.
Newsletter da Unimed Goiânia
O Informe Médico On-line premiado é produzido pela Assessoria de Imprensa e o Setor de Marketing da Unimed Goiânia.
Conselho Administrativo
"Estamos muito orgulhosos pelo reconhecimento do nosso trabalho na área da comunicação cooperativista. Queremos dizer que reconhecemos o valor e dedicação de nossos colaboradores em seus vários setores e unidades, que, integrados à equipe de comunicação, fortalecem nosso fluxo de informações junto aos cooperados, cujas ações também são o centro das notícias. Somos gratos pela visibilidade nacional que esse trabalho nos trouxe", afirmam os membros do Conselho de Administração da Unimed Goiânia.
Resultados do prêmio:
Newsletter
Grande Porte: Unimed Goiânia
Médio Porte: Unimed Cascavel
Pequeno Porte: Unimed Centro-Oeste Paulista
Blog
Grande Porte: Unimed Fortaleza
Endomarketing
Grande Porte: Unimed Paraná
Médio Porte: Unimed Volta Redonda
Pequeno Porte: Unimed Centro Paulista
Intranet
Grande Porte: Seguros Unimed
Médio Porte: Unimed Cascavel
Jornal
Grande Porte: Unimed Paraná
Médio Porte: Unimed Joinville
Pequeno Porte: Unimed Apucarana
Jornal Mural
Médio Porte: Unimed Sul Capixaba
Pequeno Porte: Unimed Centro-Oeste Paulista
Memória
Médio Porte: Unimed Leste Paulista
Publicação especial
Grande Porte: Seguros Unimed
Médio Porte: Unimed Varginha
Pequeno Porte: Federação Interfederativa do estado de Minas Gerais
Relatório de Gestão
Grande Porte: Central Nacional Unimed
Médio Porte: Unimed Sul Mineira
Pequeno Porte: Unimed Apucarana
Revista
Grande Porte: Unimed Vitória
Médio Porte: Unimed Chapecó
Pequeno Porte: Federação Interfederativa do estado de Minas Gerais
Prêmio de Marketing Unimed – Dr. Nilo Marciano de Oliveira
Ações no Meio Digital
Grande Porte: Unimed Fortaleza
Médio Porte: Unimed Joinville
Pequeno Porte: Unimed Guaxupé
Ações/Campanhas de Relacionamento com o Cliente
Grande Porte: Unimed Regional Maringá
Médio Porte: Unimed Guarapuava
Pequeno Porte: Federação do estado do Rio de Janeiro
Ações/Campanha de Relacionamento com o Cooperado
Grande Porte: Unimed Vitória
Médio Porte: Unimed Joinville
Pequeno Porte: Unimed Lins
Campanha Publicitária
Grande Porte: Unimed Regional Maringá
Médio Porte: Unimed Volta Redonda
Pequeno Porte: Federação Interfederativa do estado de Minas Gerais
Estratégias de Ativação de Patrocínio
Grande Porte: Unimed Juiz de Fora
Médio Porte: Unimed Sergipe
Programação
O Encontro foi antecedido pela 5ª reunião do Comitê de Comunicação, que completou um ano e discutiu a renovação do Manual de Prevenção e Gerenciamento de Crises, o novo site de memória corporativa e os Indicadores Nacionais de Comunicação. Além disso, antes da plenária ocorreu o Workshop do Jeito de Cuidar Unimed, para traduzir os conceitos fundamentais desse projeto que pretende harmonizar a experiência dos públicos de relacionamento da Unimed.
A programação oficial teve início com o painel Tendências. Quatro palestrantes expuseram inovações tecnológicas e de relacionamentos que têm mudado o perfil da sociedade, inclusive a prática da medicina, com cases como os aplicativos Dr. Consulta e Docway, conhecido como o “Uber da saúde”.
Marcos Piangers
Em seguida, o especialista em comunicação jovem e plataformas digitais Marcos Piangers, autor do livro “O Papai é Pop” e repórter do Encontro com Fátima Bernardes, da TV Globo, comandou o tema “Criatividade – Fora da Caixa. Dentro da Caixa”. “O cooperativismo é o futuro” discorreu sobre a revolução de ideias necessária para cativar clientes.
Aline Cebalos
“Considerando que estamos presentes em 84% do território nacional, o Encontro de Comunicação e Marketing permite um contato mais próximo com nossos colegas, renovando laços de cooperação a cada ano. Também agregamos pensamentos, conhecimentos, experiências e até eventuais dificuldades para trabalharmos juntos em prol da marca Unimed, antecipando desafios, aprimorando o que já é feito e prestando contas das entregas da Unimed do Brasil”, afirma a gerente de Comunicação da Confederação, Aline Cebalos.
Luciana Langer
Para a gerente de Marketing, Luciana Langer, os departamentos de Marketing e de Comunicação têm a incumbência de oferecer diretrizes e zelar pelo uso e o fortalecimento da marca. “Somos mais de 300 cooperativas espalhadas pelo país. Apesar de o cooperativismo estabelecer que elas operam com gestões autônomas, a percepção do público é que somos uma só organização. Essa é nossa realidade. Então, devemos trilhar os mesmos caminhos e nos certificar de que os clientes e demais públicos tenham uma experiência única, pautada pela excelência, segurança e familiaridade.”
Rivadavia Drummond
O segundo dia de atividades contou com a conferência magna “Busca da Excelência, Liderança, Superação de Desafios, Foco no Cliente e Captura de Valor”, conduzida por Rivadavia Drummond, considerado um dos maiores especialistas em gestão do conhecimento e inovação do Brasil. Ela foi pensada em alinhamento aos desejos do Sistema Unimed, apontados no Fórum Transformar para Avançar, sobre o fomento de novas lideranças.
Luciana Langer anunciou, durante a palestra “Computação Cognitiva – A Era dos Sistemas Inteligentes”, que a Unimed do Brasil tem buscado com a IBM soluções tecnológicas relacionadas ao negócio, em busca de diferenciais competitivos.
Jussara Belo
Diretora do Reputation Institute, Jussara Belo apresentou informações sobre a percepção da Unimed aos olhos do público. De 2010 a 2014, de acordo com pesquisas da instituição, a reputação do sistema de cooperativas estava em uma curva descendente. No entanto, desde o início de 2015 esse movimento foi revertido: em três levantamentos seguidos, em janeiro de 2015, janeiro e junho de 2016, a porcentagem da Unimed vem aumentando, alcançando 64,8% na ferramenta RepTrek, o maior índice registrado pela organização.
A executiva explicou os aspectos que mais impactam a confiabilidade de uma empresa e a percepção do público. Enquanto produtos e serviços são os de maior peso, governança e liderança tendem a ganhar força. Em estudo do Reputation Institute, o consumidor já valoriza a gestão da Unimed acima de outras categorias (produtos e serviços, inovação, ambiente de trabalho, governança e cidadania).
As demais palestras do Encontro abordaram “Neuromarketing – O Cérebro e a Crise”; “Relações Públicas como Estratégia de Negócios”; “Empregados Conectados – Endomarketing e Comunicação Interna em Empresas sem Fronteiras”; “Cultura Organizacional e Comunicação Interna”; e “A Mudança de Valores no Mundo Contemporâneo”.
Dr. Sérgio Baiocchi durante a palestra do Marcos Piangers
“Esse tradicional encontro promovido pela Unimed do Brasil trata de temas relevantes para o fortalecimento da marca Unimed no mercado, além de permitir a troca de experiências entre as coirmãs que integram o Sistema Nacional”, observa Dr. Sérgio Baiocchi Carneiro.
Fonte: Unimed Goiânia e Unimed do Brasil.