1º Simpósio Cooperativista da Unimed Araguaína reúne dirigentes cooperativistas
1º Simpósio Cooperativista da Unimed Araguaína
“A força do Sistema Unimed está muito pautada na força das cooperativas do interior”, resumiu o presidente da Unimed do Brasil, Orestes Pullin, ao participar do 1º Simpósio Cooperativista da Unimed Araguaína. Também estiveram presentes o presidente da Unimed Goiânia, Dr. Breno de Faria; e o diretor-financeiro da Cooperativa, de Mercado, Marketing e Comunicação da CNU e presidente da Federação Goiana, Dr. Sizenando da Silva Campos Jr.
O evento promoveu discussões sobre cooperativismo de saúde, intercooperação com cooperativas de crédito e o funcionamento do Sistema Unimed, resgatando seus princípios junto a dirigentes, cooperados e lideranças do setor no Brasil.
Orestes Pullin
Essa foi a primeira visita de Orestes à Unimed Araguaína como presidente da Confederação. Ele esteve na mesa solene de abertura e também abriu o simpósio com a palestra Gestão de Risco e Governança Cooperativista e os Desafios da Unimed do Brasil nos Próximos 5 anos.
O dirigente observou que a crise econômica afetou os planos de saúde, com significativa redução no número de clientes em decorrência do índice de desemprego. No cenário atual, há ainda os desafios representados pelo surgimento de clínicas populares, o envelhecimento da população e os constantes aumentos de custos assistenciais.
“Acredito na capilaridade, no trabalho e na força do Sistema. A sociedade unimediana vai ter de discutir e encontrar soluções para os desafios”, declarou, mencionando mudanças necessárias como reconfiguração do número de operadoras e prestadoras e a mudança do modelo assistencial para a atenção integral à saúde.
Para Orestes, as cooperativas precisam alcançar o equilíbrio econômico, financeiro, assistencial e político, melhorando a gestão, a governança, a assistência e a qualificação de prestadores.
Dr. Sizenando da Silva Campos Jr.
"As Unimeds do estado de Goiás encaram com muita responsabilidade o processo de construção de uma gestão eficiente para garantir o equilíbrio em todas as áreas, e o melhor caminho é a execução de um planejamento estratégico adequado para as características de cada cooperativa e de sua região de atuação", opina o presidente da Federação Goiana, Dr. Sizenando da Silva Campos Jr.
Luiz Carlos de Oliveira
O presidente da Unimed Araguaína, Luiz Carlos de Oliveira, disse que o evento foi a concretização de um sonho. “Com esse simpósio, damos mais um passo para transformar a Unimed Araguaína em um modelo de excelência. Os temas em pauta foram escolhidos para proporcionar aos participantes um debate capaz de contribuir para que as cooperativas sigam trilhando o caminho de desenvolvimento íntegro e sustentável.”
Dr. Breno de Faria
"É importante compartilhar um momento importante como esse na história de uma singular coirmã. Apoiamos as iniciativas de promoção do desenvolvimento regional, e estamos à disposição para fortalecer a intercooperação e a troca de experiências", afirmou o presidente da Unimed Goiânia, Dr. Breno de Faria.