Unimed Goiânia realiza reuniões para acreditação ONA
Dos dias 11 a 14 de junho foram realizadas reuniões com cooperados do SAU I e Centro Clínico para abordar o processo de acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), dos Recursos e Serviços Próprios I da Unimed Goiânia, que está em fase final. As reuniões foram feitas por especialidades no auditório do Centro Clínico, às 19h, para facilitar a participação.
A ONA é uma entidade não governamental que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente. A acreditação é o reconhecimento formal de que a instituição atende a requisitos previamente definidos e demonstra ser competente para realizar suas atividades com segurança.
Eni Nascimento
A representante do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), Eni Nascimento, apresentou os requisitos e as vantagens para obter os selos da acreditação, que se dividem em três níveis:
- Nível I: Acreditado (a organização de saúde atende ao princípio de segurança em todos os processos organizacionais).
- Nível II: Acreditado Pleno (a organização atende aos princípios do nível I e já dispõe de um sistema de planejamento e organização focado na gestão integrada).
- Nível III: Acreditado com Excelência (a organização tem como foco a excelência em gestão, além de cumprir os requisitos dos níveis I e II).
Entre as principais vantagens, estão a segurança e a qualidade da assistência, além da melhoria contínua de fatores que beneficiam a gestão, os cooperados, os beneficiários, as organizações parceiras e a comunidade em geral.
O SGQ da Cooperativa tem estabelecido diversas ações visando à melhoria contínua de processos como gestão de documentos, gestão de indicadores, gestão de não conformidades, avaliação de fornecedores, educação continuada, auditorias internas, gestão das comissões e gestão de risco.
Também já estão sendo implantadas as metas internacionais de segurança do paciente nos RSP I, que consistem na identificação correta dos pacientes, melhoria da eficácia da comunicação, melhoria da segurança medicamentosa, garantia da cirurgia segura, higienização das mãos para prevenir infecção, redução do risco de queda e lesão por pressão.
Pedro Henrique Teles
Para o cirurgião geral Pedro Henrique Teles, que participou da reunião de sua especialidade, a acreditação é um passo muito importante para a Cooperativa. “Sermos acreditados é uma ótima forma de valorizar o trabalho de todos. Significa que nosso empenho em sermos bons profissionais e desenvolver boas práticas, aumentando a qualidade do atendimento, está reconhecido”, explicou.
A ginecologista Cleuza Alcanfor gostou bastante das explicações e considera a acreditação algo bastante vantajoso para a Unimed Goiânia. “Eu gostei da explicação. Foi feita de forma bem didática. Conseguimos ter noção do valor que é ter este selo”, contou.
Washington Ferreira Rios
“Depois de muitos esforços, estamos na reta final de mais uma conquista: receber da ONA um selo de reconhecimento pela qualidade dos nossos serviços. Essas reuniões de conscientização para cooperados e cooperadas são importantes para engajá-los ainda mais na melhoria contínua de seus processos, para que todos se mobilizem”, afirmou Washington Ferreira Rios, diretor de Recursos e Serviços Próprios I.
Métodos alternativos de sensibilização
Para sensibilizar os setores dos Recursos e Serviços Próprios I e estimular seu engajamento no processo de acreditação ONA, foi criada uma equipe especial de colaboradores que utilizou métodos alternativos para divulgar sua importância. Fantasiados de verde e amarelo, o grupo reproduziu paródias de músicas com o tema da acreditação ONA, de setor em setor nas unidades envolvidas, para convidar seus colaboradores a participarem das reuniões no período de 11 a 14 de junho.
Durante as reuniões, essa equipe de sensibilização buscou apresentar o conteúdo não apenas de forma didática, mas também lúdica, para atrair a atenção de todos. A paródia da música “Dona Maria”, dos cantores Thiago Brava e Jorge, foi utilizada e aumentou a animação de todos. Eles também apresentaram uma comédia, encenando uma situação em que todas as metas de segurança do paciente eram cumpridas.