Instituto Unimed Goiânia realiza palestra especial no Agosto Dourado
26 de agosto de 2025
Evento reuniu pais, mães e especialistas para tirar dúvidas e compartilhar orientações sobre amamentação
Na noite do dia 14 de agosto, o Instituto Unimed Goiânia, braço socioambiental da Unimed Goiânia – Cooperativa de Trabalho Médico, promoveu, no Centro de Diagnósticos Unimed (CDU), a palestra “A importância do aleitamento materno”. O encontro reuniu cerca de 50 pessoas, entre mães, pais e profissionais do espaço Sinta-se Bem, em uma roda de troca de experiências, informação e acolhimento, destacando os desafios e benefícios da amamentação para o desenvolvimento infantil.
A médica Dra. Eliane Marie de Amorim Melo Fonseca, referência nacional e responsável por iniciar os trabalhos do Banco de Leite Humano em Goiás, foi a preletora principal. Em sua fala, destacou que amamentar vai além da nutrição, sendo também um processo de vínculo e de superação de inseguranças comuns às mães, especialmente as de primeira viagem. “O Banco de Leite Humano funciona para estimular o aleitamento materno, mas antes é preciso corrigir dúvidas, inseguranças e até problemas físicos ou emocionais da mãe. Nossa orientação é que as famílias busquem sempre apoio em fontes seguras, para que consigam amamentar de forma adequada”, ressaltou.
Mediando a palestra, a pediatra Dra. Simone Ramos reforçou que amamentar é um ato que exige suporte e conscientização social. “O aleitamento materno é uma das poucas formas que podem mudar o futuro de uma criança, melhorando imunidade, prevenindo alergias e até aumentando o desenvolvimento cognitivo. Mas essa mãe não consegue sozinha: ela precisa de uma rede de apoio.”, afirmou.
O evento também contou com a presença de famílias que compartilharam suas impressões. Para o casal de empresários Bruna Araújo e Arthur Prega, a palestra foi esclarecedora. “Eu achei sensacional. Tinha muitas dúvidas e a palestra ajudou a tirar boa parte da minha insegurança. Também nos alertou sobre procurar sempre os órgãos certos, sem cair em consultorias desnecessárias. Além disso, conhecemos o espaço Sinta-se Bem, da Unimed, que oferece um apoio enorme e eu nem imaginava que existia”, disse Bruna.
A discussão ainda abordou tabus, como a ideia de “leite fraco”, e trouxe dados atualizados sobre os benefícios do leite materno em diferentes fases, inclusive à noite, quando possui maior concentração de melatonina, ajudando no sono do bebê. A doação de leite materno também foi incentivada, ressaltando o impacto para recém-nascidos prematuros.
Além das reflexões, os participantes foram convidados a contribuir com o projeto “Potinhos de Amor”, que arrecada potes de vidro para doação ao Banco de Leite Humano, auxiliando no armazenamento seguro do leite materno doado.