Luto oficial pela morte do médico cooperado Paulo Garcia
Ex-presidente da Unimed Goiânia, ex-prefeito da Capital e cooperado da Unimed Goiânia, o médico Paulo Garcia morreu no dia 30 de julho, aos 58 anos de idade, após sofrer um infarto fulminante. Seu velório no Cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia, foi aberto ao público e reuniu dezenas de autoridades políticas, da área da saúde, do cooperativismo, militantes históricos do seu partido dos trabalhadores, o PT, familiares, amigos e populares.
Foi decretado luto oficial pelos governos do estado e do município por três dias em decorrência de sua morte.
“Reunido no Núcleo Operacional, o Conselho de Administração da Unimed Goiânia iniciou a reunião com um minuto de silêncio e, também, decretou luto de 3 (três) dias, além de dar o nome do ex-presidente ao auditório da nova Sede Administrativa da Unimed Goiânia em homenagem ao ex-presidente e médico cooperado”, informou Dr. Breno de Faria, presidente da Cooperativa.
O arcebispo metropolitano Dom Washington Cruz esteve no velório, fez uma oração com a viúva, Tereza Beiler, abençoou o corpo e colocou seu rosário pessoal nas mãos de Paulo.
Dom Washington contou que o médico era devoto da Virgem Maria e de Nossa Senhora de Fátima e também relembrou a alegria de Paulo ao ser escolhido para representar as grandes cidades em um encontro com o Papa Francisco.
Irmão do também médico cooperado e diretor de Recursos e Serviços Próprios II da Unimed Goiânia, Dr. José Garcia, ele deixou viúva a médica anestesista Tereza Beiler e dois filhos, Pedro Augusto e Paulo de Siqueira Garcia Júnior.
O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, e o governador de Goiás, Marconi Perillo, estiveram presentes, manifestaram solidariedade à família e divulgaram notas oficiais de pesar. Entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil do estado de Goiás (OAB-GO), o Conselho Regional de Medicina do estado (Cremego), o Partido dos Trabalhadores de Goiás e a Unimed Goiânia também manifestaram suas condolências por meio de notas.
A Missa de 7º dia foi celebrada pelo arcebispo de Goiânia, D. Washington Cruz, no dia 5 de agosto (sábado), na Igreja Nossa Senhora de Fátima, na Praça do Avião, Setor Aeroporto.
Unimed Goiânia
Filiado à Unimed Goiânia desde 31 de março de 1987, Paulo Garcia desempenhou entre1994e 1995a função de conselheiro técnico da Cooperativa, contribuindo para torná-la uma referência de gestão no Sistema Nacional Unimed, processo continuado no período compreendido entre 1996 e 2002, quando se tornou presidente.Sua atuação nocooperativismo o ajudou a formular suas bases para atuação na política.
Nota Oficial
"Nós, membros do Conselho de Administração da Unimed Goiânia, lamentamos o falecimento, do médico cooperado, neurocirurgião, Paulo de Siqueira Garcia, presidente da Cooperativa por dois mandatos, no período de 1996 a 2002, e diretor do Conselho Técnico, de 1994 a 1995.
Dr. Paulo, formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, onde lecionou, ingressou na Unimed Goiânia em 31 de março de 1987. Ele deixa a esposa e médica, Tereza Beiler, e dois filhos.
Manifestamos nosso profundo pesar e solidariedade à família e aos amigos do Dr. Paulo Garcia. O cooperativismo médico goiano e brasileiro perdeu um grande defensor que jamais desistiu de acreditar na força da união dos mais de 110 mil médicos cooperados brasileiros. Somos gratos por sua preciosa contribuição no fortalecimento de nossa Cooperativa.
Ele se dedicou a defender a causa de um mundo mais justo e humano não apenas como cooperativista, mas também como homem público, cumprindo um papel político importante como deputado estadual, suplente de vereador, vice-prefeito e prefeito de Goiânia.
Destacamos seu legado na luta por uma medicina humanizada e de qualidade, pela ética e pela democracia. Sua importante obra está para sempre inserida na memória de nossa cidade e será lembrada por todos os seus cidadãos e também pelos pacientes que receberam sua atenção como profissional médico.
Desejamos muita luz e paz a todos da família."
Conselho de Administração da Unimed Goiânia
Biografia médica
A carreira médica de Paulo Garcia é repleta de feitos universitáriose institucionais. Formado pela Universidade Federal de Goiás, tinha especialização em neurocirurgia, e, em seu currículo, estão registradas diversas pesquisas e orientações acadêmicas.
Iniciou sua carreira como professor na Faculdade de Medicina em 1990, vinculado ao Departamento de Clínica Cirúrgica. Também foi coordenador de medicina entre 1990 e 1994 e atuou na reformulação do currículo do curso.
Na década de 1990, ele foi secretário da Academia Brasileira de Neurocirurgia e membro do Cremego. De forma paralela, exerceu a presidência do colegiado do curso de medicina.
Integrou ainda aCâmara de Pesquisa e Pós-Graduaçãoe a Câmara de Planejamento do Conselho Coordenador de Ensino e Pesquisa. Tornou-se coordenador de internato e exerceu a cadeira de professor de neurocirurgia na Faculdade de Medicina.
Biografia política
Começou sua carreira na política a partir da militância em corporações médicas, como a Unimed Goiânia. Antes foi líder estudantil na Universidade Federal de Goiás e realizou seus estudos de neurocirurgia na Alemanha.
Sua atuação começou com o cargo de secretário do PT. Em 2000, disputou uma vaga para a Câmara Municipal e perdeu. Tornou-se suplente. Em seguida, disputou as eleições estaduais e venceu, exercendo o cargo até 2006. Na época tentou instalar um sistema que discute a representatividade: o Conselho do Mandato. Neste modelo, ele coletava sugestões populares para criação de projetos de lei e requerimentos.
Em 2008 foi escolhido para ser o vice-prefeito de Iris Rezende. Foi duas vezes gestor da capital. Assumiu a chefia executiva municipal no dia 1º de abril de 2010, quando o então prefeito Iris Rezende renunciou ao cargo para disputar as eleições para governador do estado de Goiás. Em 2012 foi reeleito ao cargo de prefeito, ocupado até 2016.
Como gestor, Paulo Garcia se destacou com obras voltadas para a revitalização do Centro de Goiânia, a reconstrução da Praça Cívica, a reocupação dos mercados públicos, o início da construção do Parque Macambira-Anicuns, a reordenação do transporte público através do BRT, a construção de ciclovias e ciclofaixas, o uso das bicicletas compartilhadas do Projeto GynDeBike, este com o apoio da Unimed Goiânia e um sucesso absoluto entre os goianienses.
Notas
O presidente da OAB-GO, Lúcio Flávio, também lamentou a morte em nota oficial. “A OAB-GO reconhece os esforços de Paulo Garcia para conduzir a capital goiana à modernidade, ao propor um projeto ousado de sustentabilidade cujos frutos seguramente serão colhidos pela cidade no futuro”.
O Sistema OCB/Sescoop-GO registrou o pesar pela morte do ex-prefeito de Goiânia, Paulo de Siqueira Garcia, vítima de um infarto fulminante aos 58 anos, na madrugada deste domingo. Cooperado da Unimed Goiânia há trinta anos (desde março de 1987), o médico neurocirurgião foi presidente da cooperativa por dois mandatos, no período de 1996 a 2002.
Em nota ao G1, a direção do Partido dos Trabalhadores também lamentou a morte do político. "O domingo amanheceu mais triste, nosso companheiro Paulo Garcia fez sua passagem. Nossos sentimentos aos familiares, em especial a amiga Tereza Beiler, sua esposa. Que Deus possa trazer paz e sabedoria para a travessia deste momento. O PT lamenta a passagem de um de seus líderes", diz a nota.