Unimed Goiânia fica bem colocada no ranking do IDSS
O Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), avaliação feita anualmente pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), foi divulgado na última sexta-feira, dia 23, e a Unimed Goiânia ficou entre as empresas bem pontuadas, com a nota 0,808, reafirmando sua posição na faixa mais alta.
A avaliação, que é conhecida como a “nota das operadoras”, observou 695 operadoras do segmento médico-hospitalar, das quais apenas 160 obtiveram nota maior que 0,8.
O resultado do IDSS demonstra como o mercado está se comportando nos itens avaliados anualmente e é um importante parâmetro para os 48,3 milhões de beneficiários de planos de assistência médica. O índice é uma ferramenta para que o consumidor avalie as operadoras de planos de saúde no momento de escolher ou trocar de plano.
A metodologia usada para chegar aos resultados foi diferente este ano. Foi realizada uma remodelagem com utilização de novos conceitos, orientados pelas atuais regras e práticas do setor de saúde suplementar e alinhados aos eixos da Agenda Regulatória da Agência e à literatura de qualidade em saúde. O IDSS ainda tem quatro dimensões como base, que valem 25% do resultado cada uma, que apresentam novas composições.
Até a última pesquisa, as quatro dimensões eram Atenção à Saúde; Econômico-Financeiro; Estrutura e Operação; e Satisfação do Beneficiário. Confira as novas dimensões da metodologia aplicada e a nota da Unimed Goiânia em cada uma delas:
Dimensão
Nota 2016
Garantia de Acesso
0,9271
Gestão de Processos e Regulação1,0
0,1
Qualidade e Atenção à Saúde
0,5492
Sustentabilidade no Mercado
0,7589
Garantia de Acesso avalia as condições relacionadas à rede assistencial, que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta da rede de prestadores. Gestão de processos e Regulação afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS. Qualidade em Atenção à Saúde analisa o conjunto de ações que contribuem para o atendimento das necessidades dos beneficiários e Sustentabilidade no Mercado considera o equilíbrio econômico-financeiro da empresa. Cada dimensão é avaliada a partir de diversos indicadores.
Conselho de Administração da Unimed Goiânia
O Conselho de Administração da Unimed Goiânia (Consad) destaca que a Unimed Goiânia se mantém na faixa de nota mais alta: “Termos tirado nota máxima em Gestão de Processos e Regulação mostra que estamos cumprindo nossas obrigações e valorizando nossos beneficiários. Quanto aos novos indicadores, iremos nos adequar em busca de melhorar ainda mais a nossa nota”, observam.