Unimed Goiânia melhora sua performance no ranking das 1000 maiores empresas no Brasil
Valor 1000, edição 2016
O jornal Valor Econômico divulgou a publicação Valor 1000, edição 2016, que lista as 1000 maiores empresas no Brasil. A Unimed Goiânia melhorou sua performance no ranking, saindo da 19ª colocação, entre as 50 maiores operadoras, para a 16ª.
Os critérios utilizados na seleção têm a chancela da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, de São Paulo, e da Seresa Experian.
Unimed Goiânia
Sede Administrativa da Unimed Goiânia
A Cooperativa, além de melhorar sua posição entre os 50 maiores planos de saúde, passando da 19ª colocação para a 16ª, está com bons indicadores, apesar dos Eventos Indenizáveis terem crescido 2.9 pontos acima dos ingressos (2015 em relação a 2014). Por outro lado, o Ativo Total da Unimed Goiânia aumentou 20%; o Patrimônio Líquido, 27%; e a Independência Financeira, que demonstra quanto de Recursos Próprios a empresa aplicou no seu Ativo, passou de 0,22% para 0,23%.
Nas Provisões Técnicas, o aumento foi de 17%, conforme obrigações previstas, demonstrando que os provisionamentos têm sido feitos com tranquilidade. Houve, ainda, um ótimo desempenho nas Aplicações Financeiras, com 28% de acréscimo, alavancado pelo considerável avanço nos rendimentos sobre aplicações financeiras, que foi de 74%.
A Unimed Goiânia também é destaque entre as 20 maiores operadoras em lucro líquido:
A Cooperativa ocupa boa colocação em Ativo Total e Patrimônio Líquido:
Está bem colocada entre os 20 maiores planos de saúde em aplicações financeiras e os mais rentáveis sobre o patrimônio:
Além disso, encontra-se entre as 20 maiores operadoras de planos de saúde que mais cresceram em contraprestações efetivas:
“O êxito da Unimed Goiânia se deve ao modelo de gestão implementado nos últimos anos, norteado por um planejamento estratégico participativo e profissional com total dedicação do corpo de cooperados”, destacam os membros do Conselho de Administração.
Conselho de Administração Unimed Goiânia
Dentre os 50 maiores planos de saúde, figuram 30 Unimeds: Unimed Rio (2º lugar), Central Nacional Unimed (3º lugar), Unimed Belo Horizonte (5º lugar), Unimed Porto Alegre (7º lugar), Unimed Curitiba (8º lugar), Federação das Unimeds do estado de São Paulo (9º lugar), Unimed Fortaleza (14º lugar), Unimed Goiânia (16º lugar), Unimed Vitória (17º lugar), Unimed Cuiabá (19º lugar), Unimed Nordeste RS (22º lugar), Unimed Recife (23º lugar), Unimed João Pessoa (25º lugar), Unimed São José do Rio Preto (28º lugar), Unimed Natal (29º lugar), Unimed Londrina (30º lugar), Unimed Maceió (31º lugar), Unimed Maringá (32º lugar), Unimed Santos (34º lugar), Unimed Ribeirão Preto (36º lugar), Federação Santa Catarina (37º lugar), Federação Paraná (39º lugar), Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (40º lugar), Unimed Blumenau (41º lugar), Unimed Piracicaba (42º lugar), Unimed São José dos Campos (43º lugar), Unimed Juiz de Fora (45º lugar), Unimed Nova Iguaçu (47º lugar), Unimed Bauru (48º lugar) e Unimed Jundiaí (50º lugar).
Várias dessas cooperativas médicas também aparecem listadas entre as 20 maiores nos seguintes quesitos: lucro líquido, lucro operacional, ativo total, patrimônio líquido, aplicações financeiras, mais rentáveis sobre o patrimônio e as que mais cresceram em contraprestações efetivas e em margem operacional.
Entre as maiores da categoria Vida e Previdência, a Seguros Unimed ficou em 18º lugar, aparecendo, também, em 15º lugar entre as 20 maiores em lucro líquido, em 16º lugar entre as 20 maiores em lucro operacional, em 10º lugar entre as 20 maiores sobre o patrimônio líquido, em 13º lugar entre as 20 maiores em prêmios ganhos, em 19º lugar entre as 20 mais rentáveis sobre o patrimônio (entre as grandes operadoras) e em 17º lugar entre as que mais cresceram em aplicações (entre as grandes operadoras).
A Seguros Unimed ainda aparece, na categoria Seguro-Saúde, em 3º lugar no ranking geral, e em 5º lugar entre as 7 que mais cresceram em prêmios ganhos, em 4º lugar entre as 10 com maiores em aplicações financeiras, em 7º lugar entre as 7 maiores em lucro líquido, em 4º lugar entre as 10 maiores em patrimônio líquido, em 7º lugar entre as 7 mais rentáveis sobre o patrimônio e em 6º lugar entre as 10 de melhor índice combinado simples.
Para conferir o conteúdo da publicação na íntegra, acesse: http://www.valor.com.br/valor1000/2016.