O sistema Hilum, responsável pela autorização de todos os procedimentos de assistência médica prestada aos beneficiários pela Cooperativa, será substituído por um novo e melhor autorizador, o Sistema de Gestão Unimed (SGU), no próximo dia 28 de abril. Até esse prazo, os cooperados devem fazer uma atualização cadastral no Portal Unimed e passar por um treinamento em um dos dias previstos, 8, 11 ou 12 de abril.
O SGU 2.0 é um sistema de gestão desenvolvido para suprir as necessidades das operadoras de planos de saúde, aplicando o conceito de “inteligência artificial”, que permite a implementação dinâmica das regras de auditoria de contas sem a necessidade de customização, propiciando mais agilidade e autonomia. O sistema é composto por módulos que fazem a integração entre cadastro de beneficiários, processamento de contas médicas, auditoria, faturamento, pagamentos, atendimento da ANS e informações gerenciais.
Dr. João Damasceno Porto
"Um dos grandes diferenciais do SGU 2.0 são as atualizações do sistema em atendimento às demandas legais da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) ou de deliberações da Unimed do Brasil sem custo para o cliente, proporcionando mais segurança e adequando-se instantaneamente às necessidades da operadora", explica o diretor Administrativo, Dr. João Damasceno Porto.
Com o passar dos anos, a tecnologia do Hilum tornou-se ultrapassada e deixou de atender a necessidade de melhoria contínua da Cooperativa. Após um minucioso processo de seleção de sistemas entre cinco empresas, o SGU foi aquele com maior nível de aderência aos requisitos definidos pela Unimed Goiânia. Outras 23 Unimeds já o utilizam em várias partes do país.
Entre seus maiores benefícios para Cooperativa estão a possibilidade de evolução nos serviços informatizados; facilidade na criação/gestão de regras de negócio; melhoria e modernização do sistema de captura e autorização Web; solicitação de procedimentos diretamente pelo médico cooperado; redução do fluxo de pessoas em atendimento presencial; redução do custo com vários sistemas (Hilum, Biomeek, DGU); mais agilidade no processo de autorização com a implantação da distribuição automática de guias (atendimento); melhor controle dos prazos de autorização previstos pela Resolução Normativa 259/ANS.
Atualização cadastral
Como o atual sistema autorizador (Hilum) deixará de funcionar no dia 27 de abril, às 22 horas, cooperados e cooperadas devem estar bem preparados para o início do funcionamento do novo autorizador.
O primeiro passo é fazer a sua atualização cadastral, que é bem simples. Acesse a área exclusiva do cooperado no Portal Unimed Goiânia. No menu lateral, escolha a opção "Atualização Cadastral". Preencha todos os dados, cadastre seus secretários e salve a atualização. Essa ação se faz necessária para criação de um login e senha.
Além do login do cooperado, o novo autorizador permite o acesso dos secretários com um login e senha próprios e com permissões diferentes do cooperado. Para que isso ocorra, é o cooperado quem deve fazer o cadastro, conforme já dito, preenchendo também os dados dos secretários no momento da atualização cadastral. É importante dizer que, como o cooperado é o responsável por fazer o login, ele deverá manter o cadastro atualizado quando houver necessidade de uma nova inclusão ou de exclusão.
Datas e horários do Treinamento
Outra etapa importante para a implantação do novo autorizador é o treinamento destinado aos médicos e suas secretárias ou secretários. Existem várias turmas em datas e horários diferentes, e o agendamento deve ser feito pelo telefone 3216 8055.
Veja a seguir o cronograma:
Data
Horário
Local
8/4
8h30 - 11h
PUC - Área I
8/4
13h30 - 16h
PUC - Área I
11/4
9h - 11h30
Centro de Convenções de Goiânia
11/4
14h - 16h30
Centro de Convenções de Goiânia
11/4
18h30 - 21h
Centro de Convenções de Goiânia
12/4
9h - 11h30
Centro de Convenções de Goiânia
Haverá sorteio de dois brindes, sendo um para os cooperados que participaram do treinamento e outro para as secretárias dos consultórios e as atendentes dos prestadores participantes.
Outros benefícios e melhorias
O novo autorizador também apresenta benefícios para os colaboradores que trabalharão diretamente com o sistema, como novas opções para facilitar o atendimento de beneficiários; acesso a diversas informações do processo de autorização em uma única plataforma (sistema).
Todas as solicitações serão eletrônicas e as guias de papel serão abolidas em dois meses, a contar do início do funcionamento.
Os cooperados terão mais facilidade na localização dos procedimentos a serem solicitados (favoritos, pesquisa por nome usual ou descrição da tabela); maior controle sobre os atendimentos realizados e procedimentos solicitados (através de relatórios e gráficos) e; e agilidade na avaliação dos pedidos de procedimentos.
Já para os beneficiários, será reduzida a necessidade de ir até a sede da Unimed Goiânia para obter autorizações, visto que terão suas solicitações avaliadas com antecedência para agendamento do serviço. Terá possibilidade de consultar o statusda sua solicitação em qualquer lugar via internet e facilidade de visualizar os nomes dos exames solicitados.