Unimed Goiânia doará máscaras para alunos de medicina da UFG
Goiânia, 29 de Abril de 2021.
Cooperativa aprovou a doação de um lote de máscaras N-95 para uso no Hospital das Clínicas.
O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), especialmente máscaras faciais, cresceu muito com a pandemia do novo Coronavírus em instituições de saúde, exigindo recursos até então não previstos para esse tipo de material. E é com o objetivo de apoiar a devida proteção dos alunos do 5º e 6º ano do curso de Medicina, que realizam atividades práticas no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás, que a Unimed Goiânia, aprovou, a doação de um lote de 3.178 máscaras N95 para a instituição.
A iniciativa de caráter filantrópico apoiará a UFG no abastecimentodos EPIs para proteçãodos alunos que realizamatividades práticas.Segundo a vice coordenadora do internato da Faculdade de Medicina da UFG, Helena Rezende Silva Mendonça, considerando o número de estudantes no estágio, é necessário aumentar a quantidade de máscaras para atender o fluxo de reposição. “A parceria com a Unimed Goiânia será de fundamental importância para que os alunos possam iniciar o segundo ciclo do estágio com segurança”, afirma Helena.
De acordo com o diretor de Mercado da Unimed Goiânia, Frederico Moraes Xavier, a açãoatende ao pedido de auxílio feito pela Universidade à Cooperativa e tem também o propósito de valorizar os futuros profissionais da saúde contribuindo com sua formação. “Nesse momento é importante pensarmos coletivamente e na importância do uso contínuo de máscaras como medida de prevenção da covid-19. Nossa iniciativa atende um importante princípio cooperativista de contribuir com a comunidade onde atuamos,”diz o diretor de mercado da Cooperativa.
Para finalizar o processo de doação, que ainda está em fase de tramitação, será firmado um termo de doação. De acordo com Helena, em casos de estágios conveniados com instituições da Prefeitura e do Estado, a UFG tem recebido os EPIs. “Mas sem a doação de máscaras pela Unimed Goiânia, os alunos ficariam sem condições de realizar o estágio no Hospital das Clínicas para concluir o curso de medicina”, explicou Helena.
Sobre a Unimed Goiânia
A Unimed Goiânia Cooperativa de Trabalho Médico foi fundada em 21 de fevereiro de 1978 por 49 médicos goianos e integra o Sistema Nacional Unimed. Atua com princípios cooperativistas no setor de saúde suplementar com uma rede credenciada da instituição, que compreende hospitais, clínicas e laboratórios responsáveis pela assistência médica-hospitalar-laboratorial prestada a aproximadamente 350 mil beneficiários, em Goiânia, na região metropolitana e em mais 36 municípios circunvizinhos. A Unimed Goiânia é uma força econômica importante no Estado de Goiás, indutora do crescimento e geradora de mais de 20 mil empregos indiretos na economia goiana. Oferece planos de saúde individuais ou familiares para pessoas físicas e planos empresariais e coletivos por adesão para pessoas jurídicas, com cobertura de acordo com a lista de Procedimentos e Eventos em Saúde, determinada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Também oferece produtos opcionais como SOS – UTI móvel, aéreo e terrestre – e Proteção no Trabalho.