Unimed Goiânia inaugura Ecoponto artístico e instagramável
Goiânia, 03 de Maio de 2021.
Experiência que vale um clique. Espaço criado para descarte sustentável de resíduos eletrônicos, pilhas e baterias traz pintura do artista Decy e ambientação com escultura de recicláveis.
O goianiense agora tem local seguro para descarte consciente de resíduos eletrônicos, pilhas e baterias. O Ecoponto Unimed, um espaço sustentável e artístico, foi instalado na Unidade do Laboratório da Avenida Milão, no Setor Celina Park, ao lado do Parque Bernardo Élis. O ponto de coleta, além de ser uma ação de responsabilidade social e ambiental, também é um ambiente instigante, que tem o objetivo de proporcionar uma experiência positiva para quem visita o local e tem interesse, inclusive, de fazer registros fotográficos. O Ecoponto tem uma exposição permanente de escultura produzida com materiais recicláveis e desenho em grafite do artista Decy.
Todos os resíduos dispensados no local serão doados para a empresa Tectudo, que reutiliza parte do material em projeto social de inclusão digital, para capacitar crianças em cursos de informática gratuitos em toda a região metropolitana de Goiânia. Além disso, aproximadamente 10% do lixo eletrônico recebido pela Tectudo é revertido em sacolão comunitário para escolas e comunidades carentes. A empresa também ministra seminários sobre o descarte correto e consciente de lixo.
As pilhas e baterias depositadas pela comunidade no Ecoponto serão destinadas para a Incinera Tratamento de Resíduos. A empresa tem contrato com o setor de Infraestrutura para o fornecimento desse material para uso como matéria-prima. Evitar o descarte incorreto de pilhas e baterias usadas significa impedir, por exemplo, a contaminação do solo e lençóis freáticos com metais pesados, como o chumbo, mercúrio, níquel e cádmiopresentes nesses produtos.
Segundo o presidente da Unimed Goiânia, Sergio Baiocchi Carneiro, o Ecoponto traz uma importante contribuição para o meio ambiente evitando que resíduo eletrônico, além de pilhas e baterias, sejam descartados na natureza. “O projeto também é uma forma de cuidar das pessoas e reforça o interesse pela comunidade, que é um princípio cooperativista. Valorizamos o compromisso com a preservação ambiental gerando boas experiências para os goianienses”, esclarece o presidente.
Saúde e Meio Ambiente – Toda a população pode utilizar as janelas do Ecoponto disponibilizadas na Unidade Milão do Laboratório Unimed Goiânia. “Além do descarte responsável, o projeto também pretende valorizar a interação com as pessoas que frequentam o Parque Bernardo Élis. Assim, decidimos promover um espaço agradável com uma intervenção artística que possibilitasse um espaço instagramável, que pode ser apreciado e que desperte o desejo nas pessoas em fotografar”, pontua o diretor de mercado da Unimed Goiânia, Frederico Moraes Xavier.
Inspirado no conceito do Ecoponto, o artista Decy diz que foi realizada uma boa escolha para a execução no local. “O painel é uma oportunidade de parceria com a Unimed Goiânia na qual posso expor o meu trabalho e aproximá-lo da comunidade ao lado de uma ação de sustentabilidade”, pontua Decy, que trabalha profissionalmente com arte urbana há mais de 10 anos e já acumula um vasto portfólio. “Participar de um projeto como esse, que se preocupa com o desenvolvimento social, é muito gratificante. Precisamos de mais iniciativas como essa”, finaliza.
Segurança – O projeto do Ecoponto valoriza a interação com a comunidade e, em especial, com pessoas que frequentam o Parque Bernardo Élis, contudo, a Unimed Goiânia reforça que devem ser evitadas aglomerações no local e que há a obrigatoriedade do uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social que contemplam o protocolo de segurança contra a covid-19. O objetivo é que o espaço para fotografia seja prestigiado com segurança, de acordo com as normas sanitárias.
Sobre a Unimed Goiânia
A Unimed Goiânia Cooperativa de Trabalho Médico foi fundada em 21 de fevereiro de 1978 por 49 médicos goianos e integra o Sistema Nacional Unimed. Atua com princípios cooperativistas no setor de saúde suplementar com uma rede credenciada da instituição, que compreende hospitais, clínicas e laboratórios responsáveis pela assistência médica-hospitalar-laboratorial prestada a aproximadamente 350 mil beneficiários, em Goiânia, na região metropolitana e em mais 36 municípios circunvizinhos. A Unimed Goiânia é uma força econômica importante no Estado de Goiás, indutora do crescimento e geradora de mais de 20 mil empregos indiretos na economia goiana. Oferece planos de saúde individuais ou familiares para pessoas físicas e planos empresariais e coletivos por adesão para pessoas jurídicas, com cobertura de acordo com a lista de Procedimentos e Eventos em Saúde, determinada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Também oferece produtos opcionais como SOS – UTI móvel, aéreo e terrestre – e Proteção no Trabalho.