Projeto Ecoponto Instituto Unimed Goiânia
O Ecoponto Unimed – descarte consciente de resíduos eletrônicos, pilhas e baterias , é um espaço sustentável e artístico, foi instalado na Unidade do Laboratório da Avenida Milão, no Setor Celina Park, ao lado do Parque Bernardo Élis.
O ponto de coleta, além de ser uma ação de responsabilidade social e ambiental, também é um ambiente instigante, que tem o objetivo de proporcionar uma experiência positiva para quem visita o local e tem interesse, inclusive, de fazer registros fotográficos. O Ecoponto tem uma exposição permanente de escultura produzida com materiais recicláveis e desenho em grafite do artista Decy.
Todos os resíduos dispensados no local serão doados para a empresa Tectudo, que reutiliza parte do material em projeto social de inclusão digital, para capacitar crianças em cursos de informática gratuitos em toda a região metropolitana de Goiânia. Além disso, aproximadamente 10% do lixo eletrônico recebido pela Tectudo é revertido em sacolão comunitário para escolas e comunidades carentes. A empresa também ministra seminários sobre o descarte correto e consciente de lixo.
As pilhas e baterias depositadas pela comunidade no Ecoponto serão destinadas para a Incinera Tratamento de Resíduos. A empresa tem contrato com o setor de Infraestrutura para o fornecimento desse material para uso como matéria-prima.
O Ecoponto traz uma importante contribuição para o meio ambiente evitando que resíduo eletrônico, além de pilhas e baterias, sejam descartados incorretamente na natureza, evitando a contaminação do solo e lençóis freáticos com metais pesados, como o chumbo, mercúrio, níquel e cádmio presentes nesses produtos.
“O projeto também é uma forma de cuidar das pessoas e reforça o interesse pela comunidade, que é um princípio cooperativista. Valorizamos o compromisso com a preservação ambiental gerando boas experiências para os goianienses”.


Mais sobre o Instituto
Navegue nas opções abaixo e conheça mais sobre o Instituto.