arquivo-noticias - Unimed Goiânia

Unicred Centro Brasileira e Unimed Goiânia: coirmãs e parceiras naturais






 

Dr. Sizenando Campos da Silva Jr. , Dr. Arão de Araújo Rocha Filho e Dr. Clidenor Gomes Filho

Parceira da Unimed Goiânia por quase duas décadas, a Unicred é a responsável pela maior alegria do médico cooperado no final de cada ano, uma vez que, a instituição é a patrocinadora do maior e mais importante prêmio sorteado da Noite de Plantão, o carro zero quilômetro.

“Há muitos anos, nós temos participado da festa de final de ano, patrocinando o prêmio mais importante. É uma parceria de ação sinérgica porque as duas cooperativas integram-se e comemoram juntas. Além do valor objetivo, o carro tem um valor simbólico, mexe com o imaginário das pessoas e com a sua vida econômica. Para muitos colegas que estão começando na profissão, ganhar um carro pode ser muito significativo”, explica o presidente da Unicred Centro Brasileira, na pessoa de seu presidente Dr. Clidenor Gomes Filho, que acredita que a parceria entre as duas instituições pode ser fortalecida em muitos setores, além de ser um árduo defensor do princípio cooperativista da Intercooperação.

 “As cooperativas não são concorrentes, uma é de trabalho médico, a outra é de crédito. As interfaces entre elas são várias tanto do ponto vista dos negócios como do relacionamento com o médico, que é associado de uma e de outra. A Intercooperação deve ser estimulada”, diz.

A afinidade existente, por certo, é um elemento facilitador já que as Unicreds, no Brasil inteiro, nasceram no seio das Unimeds, mantendo relações positivas dentro de suas especificidades. “A melhor maneira de descrever esse relacionamento é dizer que a Unicred e a Unimed Goiânia são coirmãs”, continuou o presidente.

Governo Federal

Em sua entrevista, Dr. Clidenor Gomes também fez uma avaliação do mercado e acredita que as cooperativas devem ter outro tipo de tratamento pelo Governo federal em função de suas características. Para ele, “tratar diferentemente os diferentes é uma alternativa. Não se pode pensar que uma cooperativa de saúde tem as mesmas características de um plano de saúde privado e mercantil”, declarou, opinando que as relações mais tumultuadas existentes entre a ANS e as cooperativas do Sistema Unimed ocorrem pelo fato da Agência ser muito mais nova e ter menos experiência do que o Banco Central, por exemplo, que é o agente regulador do setor financeiro no qual a Unicred está inserida.

“O Banco Central é uma instituição muito antiga, já consolidada com procedimentos normatizados e uma conduta reconhecidamente de boa qualidade. A imagem que o Banco tem dentro e fora do país é de uma organização muito capaz, extremamente bem avaliada. Dentro de sua estrutura, existem segmentos especializados em cooperativas. Então, o Banco Central é um fator positivo na organização do sistema brasileiro de crédito”, analisou.

Para o futuro, o presidente da Unicred enxerga a possibilidade de convergência dos três modelos de acesso ao crédito existentes no país.

“Desde a redemocratização, a legislação brasileira tem sido aperfeiçoada e progressivamente flexibilizada. As cooperativas Unicred, até por terem nascido apenas como cooperativas de médicos, puderam incorporar ao longo do tempo as outras profissões da saúde, empresas e os empresários deste setor até as microempresas de outros ramos. E as cooperativas SICRED, basicamente rurais; e as Sicoob, muitas rurais e algumas do meio urbano, estão se tornando cada dia mais próximas de um modelo universal de acesso livre. Os três modelos estão indo na direção de uma tendência mais flexível e é possível que, no futuro, os três possam vir a trabalhar juntos”, finalizou.

O presidente da Unimed Goiânia, Dr. Sizenando da Silva Campos Jr., enaltece a parceria e negócios feitos entre a Unicred e a Unimed Goiânia, observando que a maioria dos cooperados da Unimed são também cooperados da Unicred Centro Brasileira. “E novos projetos de intercooperação estão em andamento para o ano de 2010, entre as duas coirmãs”, anuncia ele.

${loading}