arquivo-noticias - Unimed Goiânia

Imunização contra a gripe sem data definida






Apesar da demanda pela vacina contra a Gripe Sazonal e Tipo A ter aumentado muito neste ano, o Centro de Vacinação da Unimed Goiânia, muito provavelmente, não terá vacinas disponíveis para atender seus clientes. Os estoques produzidos foram destinados para a rede pública de saúde e o início da vacinação em clínicas particulares permanece sem data definida em todo o País.

Centro de Vacinação Unimed Goiânia - SAUII

A negociação para a compra da vacina da Gripe A já está em curso há três meses com os três laboratórios autorizados pela ANVISA para comercializá-la no Brasil. Dois deles, o Instituto Butantã e o Glaxco, estão atendendo com exclusividade o SUS. Já o Sanofi irá fornecer para as clínicas da rede privada, mas atenderá, em primeiro lugar, sua carteira de clientes. Grande parte deste estoque já foi vendido para um laboratório em Anápolis. Em caso de sobra, o Sanofi poderá vender para novos clientes como a Unimed Goiânia. 

Em relação à vacina contra a Gripe Sazonal, todos os estoques também foram para a rede pública. Assim, a população deve procurar os postos de saúde do SUS para imunizar-se contra os dois tipos de gripe. Pessoas fora das faixas etárias prioritárias devem enfrentar muito mais dificuldades para encontrar a vacina contra a Gripe A.

“Não existem vacinas no mercado e não há previsão para isso. Com a pandemia de Gripe A, a produção ficou voltada para esta vacina, prejudicando a da imunização contra a Gripe Sazonal e os estoques não foram suficientes para atender às clínicas da rede privada”, explica a coordenadora do Centro de Vacinação Unimed, Dra. Letícia Ayres.

${loading}