arquivo-noticias - Unimed Goiânia

FUNDAÇÃO UNIMED: A força do conhecimento do Sistema Unimed






A Fundação Unimed se fortalece como catalisadora e promotora do conhecimento das Unimeds brasileiras. Essa foi a conclusão que o Conselho de Curadores da Fundação, reunido na quinta-feira, dia 28 de outubro, chegou após avaliação das contas e do balanço das atividades realizadas pela instituição nos últimos meses.
Atualmente são mais de 20 mil alunos já formados pela Fundação, sendo que em pós-graduação há 62 turmas em andamento e com 1.650 alunos em formação. Todos os cursos são certificados junto ao Ministério da Educação através de universidades reconhecidas nacionalmente como a Universidade Gama Filho, a USP-Ribeirão Preto, a PUC – Goiás e a Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais - FELUMA.

O encontro, realizado no Centro de Treinamento Nívio Braz de Lima, em Belo Horizonte, demonstrou também a evolução da instituição com o Ensino a Distância (EaD) e os cursos relevantes para o nivelamento das principais condutas e práticas gerenciais nas Unimeds. “São sete cursos que contemplam a formação de dirigentes Unimed, cooperados, conselheiros fiscais, auditores, contadores, vendedores e atendentes. Acreditamos que essas equipes precisam agir e atuar de maneira única em todo o Brasil, uma vez que o cliente percebe a marca Unimed e não a individualidade de cada Singular”, argumentou João Batista Caetano, presidente da Fundação Unimed.

A reunião teve como convidados o presidente da Unimed do Brasil Eudes de Freitas Aquino e o diretor da Unimed Mercosul, Marcolino Cabral, onde a Fundação tem um Núcleo de Apoio Regional.

“Tenho me empenhado em fazer com que o Sistema Unimed perceba a Fundação na sua grandeza e nas amplas possibilidades que a instituição tem para efetivamente cumprir seu papel educacional. Hoje a Fundação Unimed é uma instituição madura, capaz de congregar e organizar todo o conteúdo produzido nas grandes, médias e pequenas Unimeds e devolvê-lo transformado em conhecimento para todos. Temos um grande aporte tecnológico que nos permite chegar a cada localidade levando cursos, treinamentos, palestras e videoconferências. Estamos aqui para isso! O que desejamos é que todos tenham essa consciência e passem a usufruir mais destes recursos que estão sendo construídos há 15 anos”, afirmou João Batista Caetano, presidente da Fundação Unimed ao encerrar sua apresentação.

Por sua vez, o presidente do Conselho de Curadores, Luiz Carlos Misurelli Palmquist, aproveitou a reunião para fazer referência à necessidade dos Curadores promoverem em suas regiões a qualificação e evolução da Fundação. Ele também afirmou que hoje a Fundação Unimed está competindo em igualdade com instituições de ensino de alto padrão. “Além do alto nível de ensino que temos disponível, as Unimeds podem oferecer aos seus cooperados e colaboradores melhores condições de pagamento”, disse Pamquist.

Para o presidente da Unimed do Brasil, Eudes Aquino, a homogeneização das práticas e condutas do Sistema Unimed tem na Fundação seu principal pilar. “A Fundação está madura, profissionalizada. Precisamos ampliar nossos esforços para que Unimeds grandes ou pequenas recebam seus treinamentos e possam adotar a mesma conduta, que é pautada pela orientação da Unimed do Brasil”, afirmou Eudes Aquino. Ele citou como exemplo o Curso de Formação de Dirigentes Unimeds preparado pela Fundação que é fundamental para nivelar as práticas e entendimentos gerenciais do Sistema.

Já o presidente da Uniodonto do Brasil, José Alves de Souza Neto, considerou que a reunião dos Curadores balizou o momento da Fundação. “Com as ferramentas tecnológicas disponíveis todo o Sistema se beneficia, com a redução de distâncias permitidas pelo Ensino a Distância, pelas videoconferências, pelo teletreinamento, ficamos mais próximos também do processo decisório. Acredito que com a Fundação, realizando em sua plenitude os treinamentos que oferece, teremos mais um diferencial competitivo no mercado”, afirmou José Alves.

Mohamad Akl, presidente da Central Nacional e um dos Curadores da Fundação Unimed, comentou que o fato da reunião ser em Belo Horizonte permitiu a todos conhecer a estrutura da instituição e perceber sua evolução. “A Fundação Unimed cresceu e seu papel de gestora e treinadora de colaboradores, médicos, dirigentes cresceu junto”, afirmou Akl. Segundo ele, a Central Nacional reconhece essa capacidade da Fundação e vem realizando diversas parcerias de ensino. “Acho que treinar atendentes, vendedores e nossos colaboradores da linha de frente, fundamental para nivelar os serviços em todo o País”, disse ainda o presidente da Central Nacional. Ele ressaltou ainda o volume de cursos em pós-graduação presencial e o número de alunos já atendidos pela instituição.

“Ao longo de sua existência, a Fundação Unimed tornou-se referência nacional no cenário de qualificação profissional na área de saúde suplementar do país”, ressaltou Dr. Sizenando da Silva Campos Jr., presidente da Unimed Goiânia.


Fonte: Fundação Unimed e Unimed Goiânia

${loading}