arquivo-noticias - Unimed Goiânia

Campanha do Dia das Mães recebe elogio de beneficiário






Peças da Campanha do Dia das Mães 2011

O beneficiário Márcio Palazzo Moraes, beneficiário da Unimed Goiânia e morador da Vila Nova, registrou sua manifestação de apoio na Ouvidoria da Cooperativa a respeito da nova campanha de vendas do Dia das Mães, que irá promover o plantio de duas mudas de árvore para cada nova vida incluída nos planos de saúde da Cooperativa.

“Sou membro da Association Internationale des Etudiants en Sciences Economiques et Commerciales (AIESEC), uma organização mundial presente em mais de 107 países e em Goiânia também, que trabalha para que os jovens exerçam a liderança com o propósito de impactar positivamente a sociedade. Que bom seria se todas as ações de marketing fossem como a de vocês. Estão de parabéns por plantar árvores. Com pequenas diferenças, podemos mudar o mundo. Gostei de ver Unimed Goiânia”, afirmou o beneficiário.

A ação

A ação da Unimed Goiânia é uma parceria com o Centro de Desenvolvimento Agroecológico do Cerrado (CEDAC), que irá plantar árvores para recuperar áreas degradadas de mata ciliar, de nascentes e de pasto. “O objetivo é trabalhar com espécies nativas com potencial de aproveitamento socioeconômico, porque essas cooperativas de agricultores já atuam com o que o Cerrado produz: casca, folhas e frutos como o Baru, por exemplo, produto que já foi incorporado na merenda escolar como cookie e granola à base dessa castanha”, explica Alessandra Carla da Silva, engenheira agrônoma e coordenadora técnica do CEDAC.

Há 11 anos, o CEDAC, entidade sem fins lucrativos, realiza assessoria técnica e capacitação para grupos de agricultores assentados, extrativistas e pescadores em Goiás, Minas Gerais e Bahia, e apoia seus empreendimentos. Eles estão organizados em duas cooperativas: a Cooper Cerrado, cooperativa mista de serviços e produção, e a RedeCred, de crédito.

As mudas serão produzidas pelo CEDAC em uma área própria com capacidade para 150 mil mudas. Os agricultores serão capacitados e irão trabalhar em pequenas áreas em sistemas agroflorestais, onde as mudas da campanha serão plantadas junto a outros cultivos já manejados por eles. A estimativa é de produção de 1.600 a 2.000 mudas por hectare.

“A Unimed Goiânia está investindo em uma ação abrangente. Não se trata apenas de plantar uma árvore, mas de criar uma rede de responsabilidade que inclui a preservação, o manejo sustentável e a geração de renda para agricultores cooperativistas a partir de uma relação comercial que se inicia na cidade, mas não visa apenas o lucro e sim o cuidado com nosso planeta e a saúde”, diz o diretor de Mercado, Dr. Sérgio Carneiro Baiocchi.

A ação irá começar com os agricultores da CooperCerrado, dos 23 assentamentos da reforma agrária, localizados na Cidade de Goiás e poderá avançar para outros municípios no futuro. São eles que farão a escolha das espécies que serão plantadas a partir das características de sua região.

Fundo

Para tornar a iniciativa autônoma, está sendo criado um fundo para receber os recursos que serão investidos pela Unimed Goiânia na proporção de R$ 2,50 para cada nova vida, quantia suficiente para produção e manutenção da muda.

Esse fundo será inaugurado pela Unimed Goiânia, mas a ideia é que outros parceiros, entidades, empresas e pessoas, venham participar também com doações para uma ação permanente de preservação e apoio às cooperativas dos pequenos agricultores do Cerrado.

Cada novo beneficiário receberá um relatório periódico com a evolução da muda de árvore que foi plantada por causa de sua inclusão na carteira da Unimed Goiânia.

${loading}