arquivo-noticias - Unimed Goiânia

Medicina perde médico cooperado






Faleceu, no último dia 3 de junho, o médico cooperado cardiologista Dr. Omar Carneiro aos 88 anos. Nascido em 7 de abril de 1923, Dr. Omar Carneiro associou-se à Unimed Goiânia em primeiro de novembro de 1991. Era natural de Araguari (Minas Gerais), e formou-se aos 26 anos de idade na Faculdade de Medicina da antiga Universidade do Brasil (hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro), em 1949.

Em Goiás, já na década de 1950, realizou pesquisas sobre Hipertensão Arterial, Aterosclerose e Doença de Chagas em populações indígenas e em comunidades remanescentes dos quilombos no Brasil, os Calungas, tendo publicado vários trabalhos relacionados.
Além de sua atuação na área da pesquisa, Omar Carneiro também colaborou na organização da classe médica como fundador da Sociedade Goiana de Cardiologia, Sociedade Goiana de Geriatria e Gerontologia e Academia Goiana de Medicina.

Também foi um dos fundadores da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás e era sócio-proprietário do Hospital do Coração.

Omar Carneiro, reconhecido no meio médico como um dos mais notáveis profissionais da cardiologia em Goiás, foi um dos primeiros cardiologistas a indicar a ergometria no condicionamento cardiológico e na prevenção da doença coronariana.

Ele foi casado com a antropóloga Mary Baiocchi, com quem teve quatro filhos: a decoradora Ludmila Baiocchi, o médico Omar Carneiro Filho, o headhunter Johen Carneiro e o ator de teatro Flávio Baiocchi.

Seu corpo foi velado no dia 3 no Jardim das Palmeiras e cremado no dia seguinte no Complexo Vale do Cerrado – Cemitério Parque e Crematório. Diretores e cooperados da Cooperativa compareceram ao funeral para manifestar o pesar aos familiares do Dr. Omar.

Homenagem do CREMEGO ao Dr. Omar Carneiro, entregue pelo 1º Secretário do CREMEGO e diretor Técnico do SAUI, Dr. Fernando Paceli

Por sua grande contribuição à medicina goiana, Omar Carneiro foi homenageado em 2008 pelo Cremego com a medalha de Honra ao Mérito Profissional, outorgada a profissionais que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento e a valorização da medicina em Goiás.

Dr. Adriano Auad, diretor Médico e Dr. Sizenando da Silva Campos Jr., Presidente da Unimed Goiânia

“A Cooperativa lamenta a morte do colega cooperado e expressa seus sentimentos de pesar aos amigos e familiares do Dr. Omar Carneiro”, destaca Dr. Adriano Auad, diretor Médico.

O Dr. Sizenando da Silva Campos Jr., Diretor-presidente, também destacou a trajetória do cardiologista. “Dr. Omar era um apaixonado pela medicina e profissional respeitado por sua experiência e sensibilidade”, disse.

 

${loading}