O 10º Encontro de Marketing trouxe para todo o Sistema Unimed temas específicos que norteiam o trabalho na Cooperativa, e assuntos mais amplos, como forma de atualizar os profissionais com as novidades da área. A Cooperativa foi representada pelo diretor de Mercado, Dr. Sérgio Baiocchi Carneiro, que participou de uma das mesas de debate sobre o tema ‘Web 3.0 – Comunicação Digital e a Unimed do Brasil’. Dr. Sérgio Baiocchi no 10º Encontro de Marketing "O encontro foi extremamente produtivo. Tanto o mundo como o Sistema Unimed estão passando por transformações que são instantâneas, e o que mais chamou a atenção foi o fato de vários palestrantes serem pessoas com menos de 30 anos. O que foi muito discutido é que para ter uma visibilidade confiável e palpável não é necessária exatamente a exposição da marca. O melhor é desenvolver ações que transmitam a essência do que somos, nossos conceitos, e essa imagem será reconhecida. No caso da Unimed, isso é muito fácil pelas nossas características, como por exemplo, a cooperação, o cuidado com a saúde e a promoção da qualidade de vida. Isso já está em nosso DNA", explica o diretor de Mercado, Dr. Sérgio Baiocchi Carneiro. O evento, realizado nos dias 25 e 26 de julho em São Paulo, teve abertura de Edevard J. de Araújo, diretor de Marketing e Desenvolvimento da Unimed do Brasil. Edevard apresentou toda a equipe de Marketing e Eventos da Confederação gerenciada por Luciana Langer, e fez questão de reforçar a importância do Fundo Institucional Unimed (FIU), pedindo para que todas as Singulares e Federações contribuam. “Agradeço aos membros da Comissão Institucional Unimed (CIU) e faço um apelo para que consigamos que todos participem. Vamos ajudar o Sistema a crescer de forma padronizada e uniforme”, disse Edevard, anunciando a entrega de diversos projetos do departamento, tema da primeira mesa-redonda da programação, pensada com todo o cuidado para cada um dos participantes do Sistema Unimed. A mesa ‘Central da Marca – As funcionalidades da nova plataforma da Marca Unimed’ foi presidida por Edevard e teve como moderador Rony Hudson Flores, gestor de Comunicação e Marketing da Federação Minas. Luciana Langer e Lívia Germano, gerentes de Estratégia do GAD Lippincott, participaram como debatedoras. Luciana apresentou um histórico sobre a evolução da marca, reforçando a importância das diretrizes oferecidas pela nova Central, consolidando a identidade Unimed. Essência, atributos e o novo posicionamento também estiveram na pauta. Os participantes puderam aproximar-se deste novo universo por meio de um workshop. Em seguida, Rodolfo Pinto Machado de Araújo, assessor da diretoria da Unimed do Brasil, presidiu a mesa-redonda ‘Branding para Recursos Próprios’, que contou ainda com Danubio Queiroz, gerente de Marketing da Unimed Fortaleza, Jauro Soares, diretor-superintendente da Federação de Santa Catarina, e Ana Paula Moreno, designer da B+G. “Desde 2005 reativamos a área de consultoria aos Recursos Próprios do Sistema. Hoje temos 110 hospitais pelo Brasil, são mais de 8 mil leitos hospitalares e esse número só tende a crescer. Tenho viajado de norte a sul e de leste a oeste do país e realmente precisávamos ter uma definição de sinalização e nomenclatura para os recursos. E isso vem sendo trabalhado de forma muito clara e eficiente”, explicou Rodolfo antes do início das apresentações que abordaram a uniformização da linguagem e alguns dos requisitos para a conquista dos selos de qualidade. “Somos a segunda maior rede hospitalar do Brasil, a primeira são as Santas Casas. Somos também a maior rede de hospitais acreditados no Brasil”, destacou o assessor, mostrando a dimensão do Sistema Unimed. ‘Endomarketing – O Poder do Engajamento’ foi tema de uma saudável discussão entre Daniel Costa, diretor de Planejamento & Consultoria da Santo de Casa, Bruna Mayo e Erinaldo Santana, analistas de Marketing da Unimed do Brasil, Glaucia Tonelle, gerente de Marketing da Unimed Cuiabá, e Eric Altimeri, consultor de Eventos da Confederação. Gustavo Caetano, CEO da Sambatech, Zanna Lopes, fundadora da Zanna Sound, Otacílio Pedrinha, da Unimed Vitória, e Edmilson Rocha de Sousa, da Fesp, discursaram sob o tema ‘Marketing e Inovação – O futuro da Marca Unimed’. O esporte paraolímpico teve espaço durante o evento. A mesa-redonda ‘Superar – Como se apropriar do esporte paraolímpico’, presidida por João Bosco de Almeida Duarte, presidente da Unimed Cuiabá, conduziu o bate-papo entre Roberto Trinas, CEO da Catena Entretenimentos, Marcelo Callet, atleta paraolímpico, Marcos Malafaia, fundador e diretor geral do Superar Esportes, e Katia Okumura Oliveira, coordenadora de Comunicação da CNU. Após o debate, os presentes foram convidados a participar de uma atividade sensorial: um jogo de futebol para cegos. Um campo foi montado e alguns participantes foram vendados para disputar uma partida com deficientes visuais. No dia seguinte, o evento começou com a mesa-redonda ‘Web 3.0 – Comunicação Digital e a Unimed do Brasil’, em que Conrado Adolpho, escritor do livro Google Marketing, Roberto Ribas, diretor de Estratégia e Planejamento do GAD Brivia, Ana Patrícia Luma, analista de Marketing, Daniel Coelho, gerente de Marketing da Unimed Curitiba, e Sérgio Baiocchi Carneiro, diretor de Mercado da Unimed Goiânia, falaram sobre o atual cenário web e a atuação da Unimed nas redes sociais de acordo com as diretrizes estabelecidas. Na ocasião também foi anunciada a criação do Comitê de Mídias Digitais, que terá sua primeira reunião em agosto. Por fim, Mateus Bagatini, executivo de Estratégias da Tátil, ministrou a palestra ‘6 tendências para o agora’, que contou com a moderação de Christie Cunha, gerente de Marketing da Unimed Belo Horizonte, e a presidência de Felipe de Toledo Marino, gerente de Marketing da Unimed Florianópolis. Fonte: Unimed do Brasil e Unimed Goiânia. |