arquivo-noticias - Unimed Goiânia

Unimed do Brasil, Fundação Unimed e Sescoop/SP se unem ao IHI para garantir a qualidade de serviços do Sistema






Dr. Valdmário Rodrigues Jr., Dr. Eudes de Freitas Aquino e Dr. Sizenando da Silva Campos Jr.

A Unimed do Brasil, a Fundação Unimed e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) se uniram ao Institute for Healthcare Improvement (IHI) para promover o aperfeiçoamento na qualidade e na eficiência dos serviços oferecidos pelo Sistema Unimed, por meio de uma capacitação chamada “Ciência da Melhoria na Prática”, que terá duração de seis meses, com aulas presenciais e a distância.

Armando Santos, Adi Bertuzzi, Dr. Paulo Borem e Dr. Sizenando da Silva Campos Jr.

De 6 a 8 de fevereiro, representantes de 26 Unimeds, do Sescoop, da Uniodonto, da Fundação Unimed e da Unimed do Brasil tiveram o primeiro contato com o treinamento, que irá replicar conceitos e procedimentos do IHI, considerado uma referência mundial em qualidade de processos de melhoria. Da Unimed Goiânia, participaram o presidente, Dr. Sizenando da Silva Campos Jr., o gerente de Planejamento e Controle, Adi Bertuzzi, e o assessor de Gestão de Processos, Armando Santos.

Estiveram na abertura o presidente da Unimed do Brasil, Eudes de Freitas Aquino; o diretor de Marketing e Desenvolvimento da Confederação, Edevard J. de Araujo; o diretor de Integração Cooperativista e Mercado da Unimed do Brasil, Valdmário Rodrigues Júnior; Paulo Borem, coordenador do Centro de Inovação e Qualidade da Unimed do Brasil e Fundação Unimed; o diretor-executivo do IHI, Pedro Delgado; e o gerente de Desenvolvimento em Mercados do Sescoop, Marcelo Barroso.

Eudes afirmou que os presentes são precursores de um plano maior voltado para a atenção primária à saúde. “Esse projeto faz parte de um conjunto de mudanças na Unimed do Brasil em curto prazo, para que seja possível transformar o modelo. É um dos componentes, e talvez o mais importante, porque envolve qualificação de pessoas para a prática de um tipo de medicina diferente da tradicional, mais consciente, atualizada, racional e efetiva”, comentou o presidente.

O apoio do Sescoop para a realização do “Ciência da Melhoria na Prática” foi parabenizado por Valdmário, que ressaltou ainda a necessidade de investimentos em “qualidade, sustentabilidade e racionalidade de custos”, informando que “a Unimed do Brasil estará presente e à frente de todos os projetos nesse sentido”.

As singulares e federações participantes submeteram seus projetos de gestão à avaliação. O objetivo é melhorá-los constantemente, buscando alcançar a nota 4 até agosto, que significa que atingiram a maioria dos resultados e índices almejados. Os exemplos são variados como ações para aumentar o percentual de partos normais, reduzir a infecção hospitalar e o tempo de espera para o atendimento.

“O Sistema precisa de resultados, então fiquei muito feliz em ver que temos projetos com começo, meio e fim. Nós temos uma árdua tarefa de mudança de modelo de assistência, e essa qualificação é muito importante”, disse Edevard.

Para Dr. Sizenando, é uma iniciativa importante para "ajudar as organizações de saúde a desenvolverem as habilidades e os recursos necessários para realizar projetos de melhoria com sucesso e tornar o Sistema cada vez mais sustentável".

Fonte: Unimed do Brasil e Unimed Goiânia.

 

${loading}