arquivo-noticias - Unimed Goiânia

Centro Clínico Unimed tem abrigos de resíduos reformados






Abrigo de Resíduos do Centro Clínico Unimed

Seguindo os critérios do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS), foram realizadas reformas e adaptações nos abrigos de resíduos do Centro Clínico Unimed.

A elaboração e apresentação do referido plano e seus documentos complementares, como o documento oficial nos estabelecimentos geradores destes tipos de resíduos, é uma exigência obrigatória, segundo as Resoluções de Diretoria Colegiada (RDC) 306/04 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Resolução 385/05 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

O objetivo é realizar de forma correta a separação dos resíduos recicláveis, não recicláveis e infectantes para realização da coleta de forma segura, seletiva e responsável, contribuindo para segurança dos coletores, do meio ambiente e da população.

A RDC 306/04 divide as classes de resíduos:

A - Resíduos que apresentam riscos à saúde pública e ao meio ambiente devido a presença de Agentes Biológicos.

B - Resíduos que apresentem riscos à saúde pública e ao meio ambiente devido às suas características Químicas.

C - Resíduos que apresentem riscos à saúde pública e ao meio ambiente por serem provenientes de materiais Radioativos, ou de alguma forma contaminados por eles.

D - Resíduos comuns (doméstico), que representa o lixo gerado no setor administrativo do estabelecimento, e pode ser descartado normalmente – via coleta comum.

E - Resíduos especiais, que têm em sua utilidade a perfuração ou o corte, tais como Bisturi, Escalpo, Agulhas, Etc. Essa classe é conhecida como “Perfuro-cortantes”.

Dr. Ricardo Esperidião

Os abrigos do Centro Clínico foram totalmente adequados, separados por classe e com sinalização específica. "Para cada classe, há um método próprio e específico de tratamento, que requer treinamento e monitoramento. Estamos cumprindo as determinações legais para garantirmos segurança e saúde não apenas aos nossos colaboradores e pacientes, mas a toda a sociedade", afirma o diretor de Recursos e Serviços Próprios I, Dr. Ricardo Esperidião.

${loading}