Abrigo de Resíduos do Centro Clínico Unimed
Seguindo os critérios do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS), foram realizadas reformas e adaptações nos abrigos de resíduos do Centro Clínico Unimed.
A elaboração e apresentação do referido plano e seus documentos complementares, como o documento oficial nos estabelecimentos geradores destes tipos de resíduos, é uma exigência obrigatória, segundo as Resoluções de Diretoria Colegiada (RDC) 306/04 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Resolução 385/05 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
O objetivo é realizar de forma correta a separação dos resíduos recicláveis, não recicláveis e infectantes para realização da coleta de forma segura, seletiva e responsável, contribuindo para segurança dos coletores, do meio ambiente e da população.
A RDC 306/04 divide as classes de resíduos:
A - Resíduos que apresentam riscos à saúde pública e ao meio ambiente devido a presença de Agentes Biológicos.
B - Resíduos que apresentem riscos à saúde pública e ao meio ambiente devido às suas características Químicas.
C - Resíduos que apresentem riscos à saúde pública e ao meio ambiente por serem provenientes de materiais Radioativos, ou de alguma forma contaminados por eles.
D - Resíduos comuns (doméstico), que representa o lixo gerado no setor administrativo do estabelecimento, e pode ser descartado normalmente – via coleta comum.
E - Resíduos especiais, que têm em sua utilidade a perfuração ou o corte, tais como Bisturi, Escalpo, Agulhas, Etc. Essa classe é conhecida como “Perfuro-cortantes”.
Dr. Ricardo Esperidião
Os abrigos do Centro Clínico foram totalmente adequados, separados por classe e com sinalização específica. "Para cada classe, há um método próprio e específico de tratamento, que requer treinamento e monitoramento. Estamos cumprindo as determinações legais para garantirmos segurança e saúde não apenas aos nossos colaboradores e pacientes, mas a toda a sociedade", afirma o diretor de Recursos e Serviços Próprios I, Dr. Ricardo Esperidião.