O Laboratório Unimed vem disponibilizando à classe médica a metodologia HPLC para realização de Hemoglobina Glicada ou A1C destinada à avaliação do controle glicêmico em portadores de Diabetes Mellitus, com participação nos ensaios de proficiência implementados pela entidade oficial do setor, Proficiência em Ensaios Laboratoriais (PELM) da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica (SBPC).
Sua realização leva em consideração o Posicionamento Oficial – 2003 das sociedades: SBEM – Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia; SBPC – Sociedade Brasileira de Patologia Clínica; SBD – Sociedade Brasileira de Diabetes; ALAD – Associação Latino-Americana de Diabetes e FENAD – Federação Nacional das Associações e Entidades de Diabetes.
Os testes para realização de HbA1C, mais recentemente chamada de A1C, são certificados pelo Programa National Glycohemoglobin Standardization Program (NGSP), que se utiliza de método baseado em diferenças na carga iônica; HPLC (Cromatografia Líquida de Alto Desempenho ou Cromatografia de Trocas Iônicas), padrão ouro no acompanhamento dos portadores de Diabetes Mellitus.
Dr. Euler de Bastos
Segundo o Dr. Euler de Bastos Morais, coordenador médico do Laboratório Unimed e médico patologista clínico pela SBPC, a Cooperativa tem buscado os melhores métodos e certificações da área para garantir a segurança e a qualidade dos resultados. "A recente homenagem feita pela Unimed do Brasil ao nosso laboratório atesta que estamos nos tornando seguramente uma referência para o todo o Sistema Nacional Unimed e também para o setor", avalia Dr. Euler.
Consad
O Conselho de Administração parabeniza toda a equipe do Laboratório Unimed e da Diretoria dos Recursos e Serviços Próprios I pelas conquistas positivas e pelo apuro com a segurança.