arquivo-noticias - Unimed Goiânia

Romaria do Divino Pai Eterno mobiliza fiéis






Romaria do Divino Pai Eterno

O trailer da Unimed Goiânia permaneceu estacionado na área da tenda durante a Romaria do Divino Pai Eterno para prestar atendimento à comunidade. Não foram registradas intercorrências e foram feitos apenas testes de glicemia e aferição de pressão em 951 pessoas.

Atendimento no Trailer da Unimed Goiânia durante a Romaria

A equipe da Unimed Goiânia esteve presente no almoço oferecido pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) aos parceiros da Tenda dos Romeiros, no dia 1˚ de julho, na Rodovia dos Romeiros. A Cooperativa foi representada pela coordenadora de Marketing, Angélica Carvalho Martins, e pela assistente Luara Veiga.

A Romaria do Divino Pai Eterno chegou ao fim no dia 5 de julho. A Festa teve início no dia 26 de junho, e o balanço deste ano, segundo informações da Polícia Militar, é que cerca de 2,8 milhões de pessoas passaram por Trindade durante esse período. 

Com o tema “Consagrados ao Pai Eterno”, a Romaria 2015 teve como proposta a renovação da fé com base nos Sacramentos oferecidos pela Igreja. O tema “Consagrados ao Pai Eterno” se fundamenta na Carta Apostólica do Papa Francisco que busca chamar a atenção dos devotos para entender o verdadeiro significado de ser consagrado. Direcionado aos religiosos e religiosas do mundo inteiro, o documento mostra que toda pessoa cristã batizada é consagrada ao Pai Eterno pelo Batismo para exercer sua missão de colaborador de Jesus Cristo no anúncio da Copiosa Redenção.

Ao todo, foram 115 missas (uma delas em homenagem aos romeiros falecidos), 45 novenas, 11 procissões e 30 orações do terço, além de alvoradas, vigílias, centenas de batizados e milhares de confissões. As celebrações foram realizadas de hora em hora, no Santuário Basílica e na Igreja Matriz, para atender a demanda de fiéis. Padres e religiosos de todo o Brasil, e até do exterior, estiveram presentes colaborando nas celebrações.

Manifestações culturais e religiosas

Folia de Reis

A Folia de Reis é um movimento cultural que ganhou espaço na Romaria do Divino Pai Eterno. A missa dedicada aos foliões integrou, pela quarta vez, a programação da Festa e foi realizada com cânticos e versos tradicionais da manifestação, uma forte expressão da cultura popular no interior de Goiás e, também, em outros estados do Brasil. Participaram inúmeros grupos de folia vindos de diversos locais: Divinópolis, Minas Gerais; interior de São Paulo; e cidades goianas como Damolândia, Nova Veneza, Nerópolis, Nova Glória, Catalão e Luziânia.

Carreiros

Os carreiros também tiveram uma celebração dedicada a eles. Após a romaria, que reuniu cerca de 350 carros de boi, no dia 4 de julho, eles se reuniram na praça externa do Santuário Basílica para a Santa Missa celebrada com cânticos e ritmos sertanejos.

O dia da grande Festa em louvor ao Divino Pai Eterno, 5 de julho, contou com a presença do conselheiro da Pontifícia Comissão para a América Latina e ex-núncio apostólico no Brasil, cardeal Dom Lorenzo Baldisseri.

A novidade neste ano foi a participação de mais de 5 mil pessoas, em 3 de julho, da Romaria dos Cavaleiros e Muladeiros. O percurso de aproximadamente 4 km teve início no Córrego Alameda e seguiu até o Carreiródromo. A romaria dos cavaleiros e muladeiros, assim como a dos carreiros, também faz parte das origens da Festa de Trindade. Por isso, existe uma celebração especialmente dedicada a eles com a presença do Coral Sertanejo.

Durante os dez dias de Romaria, muitos romeiros fizeram a pé o caminho pela Rodovia dos Romeiros (GO-060). No Centro de Apoio ao Romeiro (CAR), estrutura montada nesse trajeto pela Organização das Voluntárias de Goiás, foram distribuídos 300 mil pães e 270 mil copos de leite, café, chá e suco. Houve ainda distribuição de laranjas, atendimentos de enfermagem, área de descanso e banheiros.

História da devoção

Tudo começou por volta de 1840, com o encontro de um medalhão por um casal de lavradores. Nele está retratada a Santíssima Trindade - Deus Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo - coroando a Virgem Maria. A partir desse momento, nasce a devoção que deu origem à Romaria do Divino Pai Eterno, também conhecida como Festa de Trindade, que acontece anualmente e tem reunido milhares de pessoas. Hoje, esse é o maior evento religioso do Centro-Oeste, o segundo do Brasil e a maior festa do mundo dedicada ao Divino Pai Eterno.

Com o passar dos anos, a devoção cresceu. A estimativa do número de visitantes gira em torno de 4 e 5 milhões nos pontos religiosos e turísticos da cidade, principalmente, no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno e na Paróquia do Divino Pai Eterno ou Igreja Matriz de Trindade. São centenas de caravanas que chegam todo mês. Semanalmente, cerca de 5 mil novos fiéis visitam a cidade, o que resulta em um crescimento anual de 20% no número de peregrinos. Somente durante os dez dias de festividades, mais de 2,5 milhões de devotos vão à cidade.

Fonte: Associação Filhos do Pai Eterno e Unimed Goiânia.

${loading}