Elaine Campos, gerente de Gestão de Pessoas; Dr. João Damasceno, diretor Administrativo; Jane Mary, colaboradora da Central de Atendimento e Dr. Lueiz Amorim Canêdo, diretor de Auditoria Médica
A Unimed Goiânia premiou a colaboradora da Central de Atendimento Jane Mary, com um tablet da Samsung, pela sugestão apresentada para melhorar o atendimento aos beneficiários. O reconhecimento foi feito com a presença dos diretores Dr. João Damasceno e Dr. Lueiz Amorim Canêdo (Administrativo e de Auditoria Médica).
A sugestão apresentada foi a seguinte: “Autonomia para o atendente no que se refere aos parâmetros. Ao realizar um exame de cálcio no sangue e na urina de algum beneficiário, já está justificada a quantidade, não havendo a necessidade do mesmo esperar, no ramal da auditoria, para esse tipo de autorização”.
A iniciativa faz parte do Programa de Sugestões de Melhorias que tem o objetivo de estimular os colaboradores a propor ideias e soluções inovadoras para melhorar os processos e produtos da Cooperativa, dando-lhes um diferencial competitivo.
"Queremos incentivar o envolvimento dos nossos colaboradores nas ações organizacionais; valorizar e reconhecer as suas ideias; aumentar o comprometimento com as atividades do trabalho; melhorar a comunicação interna; desenvolver ações que aprimorem os resultados no trabalho, buscando a resolução de problemas, benefícios e segurança, redução de custos e ideias que alimentem os processos de inovação organizacional", esclarecem os diretores.
Como participar
Para participar, o colaborador deve ter, no mínimo, três meses de serviço na Cooperativa, podendo ser celetistas, estagiários, menores aprendizes, terceirizados e temporários.
A participação poderá ser individual ou em grupo, sendo que deve ser feito o cadastro de todos os membros no ato da inscrição da Sugestão de Melhoria, não sendo permitido incluir posteriormente. O envio acontece através da Intranet.
As sugestões são avaliadas por uma comissão composta por colaboradores e diretores, que poderá ser alterada periodicamente conforme avaliação do setor de Gestão de Pessoas e da Diretoria.
A cada 3 meses serão avaliadas as sugestões do período. No final do ano, haverá a avaliação de todas as sugestões “premiadas”, e a melhor do ano ainda será recompensada no evento de confraternização de fim de ano dos colaboradores.
Todas as propostas deverão ser encaminhadas de forma detalhada. Havendo registro de sugestões de melhorias iguais no mesmo período, será feito o sorteio entre os participantes.
Para sugestões qualitativas, serão avaliados aspectos como relevância, aplicabilidade e originalidade. Para as quantitativas, além de prevalecerem os mesmos aspectos, será feita inicialmente uma projeção de cálculos relacionados aos custos, ganhos e economia advindos para verificar sua viabilidade econômica. Somente após o período compreendido entre 3 e 6 meses para estas verificações, a ideia é validada e implementada. E, após o período de avaliação, é feito uma verificação do quanto efetivamente foi o retorno financeiro gerado a partir de sua introdução na Cooperativa.
Premiação
Para as ideias pré-selecionadas, os colaboradores receberão um prêmio de participação divulgado nos canais de comunicação da Cooperativa.
Após o período de aplicação da sugestão e avaliação do resultado, o colaborador receberá um prêmio a ser definido de acordo com a escala de 1 a 3 (câmara fotográfica digital, tablet, TV, etc.) com publicação nos canais de comunicação da Cooperativa.