
Reunião Unidas
Diretores da Cooperativa e da União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde (Unidas) reuniram-se, no último dia 4 de novembro, para discutir uma agenda positiva entre as instituições com reuniões a cada dois meses, quando haverá troca de experiências e discussão de problemas comuns e possíveis parcerias.
Estiveram presentes, o presidente Dr. Sizenando da Silva Campos Jr., Dr. Sérgio Baiocchi Carneiro(Mercado), Dr. João Damasceno Porto (Administrativo), Dra. Selma Trad (Financeira), Dr. Lueiz Amorim Canêdo (Auditoria Médica), Dr. Clausmir Zaneti Jacomini (Conselho Técnico), Dr. Ricardo Esperidião (Recursos e Serviços Próprios I), Dr. Adriano Auad (Diretoria Médica), Dr. Pedro Jorge Gayoso (Recursos e Serviços Próprios II).
E da diretoria da Unidas, Wellington Araújo de Lima, diretor superintendente (AFFEGO); Aladir Fernandes da Silva, diretor de Treinamento (Postal Saúde); Andrei Celcius Tenório de Gusmão (CASSI); Celi Maria de Araújo Cruz, diretora de Integração (CAPESESP); Geraldo Almeida Silva, diretor-financeiro (CELGMED); Berto Carlos Ribeiro, vice-superintendente (Saúde CAIXA); e Elizabete Godinho, diretora de Comunicação (GEAP).
"Destacamos que essa reunião nos oferece uma oportunidade de integração e cooperação com o segmento de autogestão, que é muito importante. Enfrentamos problemas semelhantes como a alta sinistralidade, por exemplo, e podemos buscar soluções juntos, de acordo, é claro, com nossas peculiaridades", avaliaram os diretores da Unimed Goiânia.

Wellington Araújo
A Unidas também fez uma avaliação positiva das perspectivas futuras que se abrem a partir do encontro. "Foi uma ótima reunião, onde tivemos a oportunidade de discutir vários assuntos inerentes às duas instituições. Nossa impressão foi a melhor possível e o resultado mais importante foi a criação da agenda positiva para dar continuidade a essas discussões sobre a saúde suplementar. É, sem dúvida, uma parceria importante", avaliou Wellington Araújo, ao destacar que esse encontro deverá se repetir a cada dois meses.
A Unidas é uma entidade associativa sem fins lucrativos, representante do segmento de autogestão no Brasil, que compreende um universo de cerca de 5 milhões de beneficiários atendidos por planos de assistência à saúde administrados por aproximadamente 140 instituições filiadas.
Criada em novembro de 2002, a entidade atua por meio de 27 superintendências estaduais, que têm como objetivo subsidiar as instituições de autogestão nos estados e no Distrito Federal, cujas atividades desenvolvem-se sob princípios de ética e cooperação. Seu objetivo é integrar e representar todas as instituições de autogestão.

Assim como a Unimed Goiânia, a Unidas busca atuar de forma permanente junto às agências reguladoras - Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) -, ao Ministério da Saúde, ao Congresso Nacional, dentre outras instâncias governamentais. Além disso, ela investe no relacionamento com os representantes dos outros segmentos da saúde suplementar para garantir a possibilidade de participar ativamente do cenário da saúde no país.