Educação Médica Continuada sobre Espirometria
Diversos médicos cooperados participaram, no dia 24 de novembro, de uma aula da Educação Médica Continuada sobre Espirometria, ministrada pela pneumologista Dra. Daniela Graner Schuwartz Tannus Silva, no Cremego.
O treinamento médico de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), com abordagem ao tabagista, passou a fazer parte da Educação Médica da Unimed Goiânia com o objetivo de aumentar os conhecimentos do cooperado de forma alinhada às estratégias de cuidado com os pacientes crônicos.
Dr. Pedro Jorge Gayoso
A DPOC é a terceira condição crônica a ser incluída no Programa de Crônicos da Unimed Goiânia, que hoje contempla o Diabetes Mellitus e a Doença Hipertensiva. "Um dos objetivos mais importantes desse treinamento é habilitar clínicos e demais especialistas para cuidarem de pacientes tabagistas e/ou portadores de DPOC em níveis moderados da doença, que ainda não exigem o atendimento do especialista", explica o diretor de Recursos e Serviços Próprios II, Dr. Pedro Jorge Gayoso.
Outro objetivo também é identificar o maior número de pacientes que necessitam do cuidado do especialista para que possa ser feito o percurso assistencial correto e ideal ao paciente.
O projeto busca formar um banco de professores com os especialistas, no caso, os pneumologistas. A aula sobre Espirometria teve a participação de vários outros especialistas.
"Como médico cardiologista, considero muito importante a atualização profissional, o contato com práticas e assuntos que, para nós, não são muito comuns para aumentar nosso conhecimento. Temos muito a aprender", disse o Dr. Leandro Reis Louza.
Dr. Antonio Ribeiro Pinto, coloproctologista e cirurgião, apontou a importância do tema. "A metade da população acima dos 60 anos de idade está tendo algum tipo de problema respiratório, principalmente enfisema pulmonar. Como atuo na área clínica também, essa é uma matéria de grande interesse. A prevenção e o tratamento de doenças pulmonares são muito importantes, principalmente o enfisema", garantiu.
Dra. Daniela Graner Schuwartz Tannus Silva
A pneumologista Dra. Daniela Graner Schuwartz Tannus Silva, que ministrou a aula, contou os motivos que a fizeram aceitar o convite para participar. "Quando me convidaram para falar sobre Espirometria, achei muito interessante porque esse é um assunto que o clínico geral e as outras especialidades têm pouco contato e é um exame muito usado no dia-a-dia da Pneumologia. É mais ou menos como é o eletrocardiograma para o cardiologista. Então, é importante que o clínico, especialmente aquele que atende no pronto-socorro, tenha uma visão geral sobre esse assunto", explicou.
Tannus Silva considera muito importante a abordagem preventiva porque "não adianta muito correr atrás do que já está estragado, mais vale tentar prevenir para dar mais qualidade de vida aos nossos pacientes," explica.
O material das aulas será encaminhado a todos os médicos através do e-mail: [email protected]
Remuneração
Em sua segunda fase, o projeto oferecerá uma remuneração diferenciada para os médicos habilitados no treinamento e que atenderem pacientes tabagistas e/ou portadores de DPOC. Em breve, serão divulgadas informações a respeito das formas de habilitação dos médicos participantes.