arquivo-noticias - Unimed Goiânia

18º Conai discute integração e transparência






A Integração e Transparência. Com esse tema, o 18º Comitê Nacional de Integração (Conai) e o 6º Fórum de Regulação aconteceram no período de 11 a 13 de maio. Os eventos possuem caráter técnico-operacional, voltado para debater temas que influenciam a sustentabilidade das Singulares e Federações, de modo a fortalecê-las, e o relacionamento com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Conselho de Administração da Unimed Goiânia

Para os representantes do Conselho de Administração da Unimed Goiânia que participaram dos eventos, as discussões técnicas-operacionais foram ricas, contribuindo para aprimorar mais ainda o modelo de gestão adotado pela Cooperativa. “O Conai é uma oportunidade única para fortalecer a intercooperação e a troca de experiência entre as coirmãs do Sistema Nacional”, observaram.

No dia 11 de maio, o Fórum de Regulação recebeu diretores e gestores da ANS em plenária para tratar de questões relacionadas a diferentes diretorias do órgão regulador e suas normas estabelecidas.

O Conai teve início oficial na noite do dia 11. A mesa de abertura presidida pelo presidente da Unimed do Brasil, Eudes de Freitas Aquino, teve a participação de diretores da Confederação e federações da região Nordeste, de dirigentes da Central Nacional Unimed (CNU) e Seguros Unimed, e representantes da Conselho Regional de Medicina e da Estado da Saúde de Alagoas, dentre outros.

Dr. Eudes de Freitas Aquino

Eudes saudou os participantes e ressaltou que propostas e críticas construtivas são bem-vindas para promover o desenvolvimento do Sistema Unimed e do setor de saúde, em especial para mitigar os "efeitos deletérios da falta de planejamento" em setores-chave do País, como é o caso da saúde.

Dr. Valdmário Rodrigues

A crise moral, ética, econômica e política enfrentada pelo Brasil foi relembrada por Valdmário. Ao comunicar índices preocupantes - como os cerca de 11 milhões de desempregados, a diminuição de 1 milhão de clientes da saúde suplementar no ano passado e o corte de R$ 25 bilhões do orçamento da saúde -, afirmou que há uma grande oportunidade para o cooperativismo, se praticado de fato. "É imprescindível estarmos unidos para construir o Sistema Unimed como uma referência à população brasileira".

Viviane Vieira Malta, por sua vez, defendeu a integração entre as Singulares e o papel político-institucional da Unimed do Brasil nesse âmbito.

Palestra Magna

Paulo Hartung

A palestra magna do 18º Conai foi conduzida pelo governador do Espírito Santo, Paulo Hartung. O tema foi Momento Político e Econômico do Brasil, ocorrendo, coincidentemente, durante a sessão do Senado que terminou por admitir o processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, que foi afastada do cargo por 180 dias na madrugada de quinta-feira, 12 de maio.

De acordo com Hartung, o Brasil teve uma trajetória positiva desde o governo Itamar Franco, iniciada com o Plano Real e suas reformas embutidas, atravessando a gestão de Fernando Henrique Cardoso e parte da de Luiz Inácio Lula da Silva. "Essa conjunção construiu uma janela de oportunidades", acrescentou, realçando também o ambiente externo favorável.

No entanto, o País não teria aproveitado o momento devidamente, em especial pela intervenção excessiva do governo na economia após 2010, levando a uma "desorganização fiscal" que seria o cerne da crise econômica atual.

"É possível tirar o País deste caminho? Sim. É simples? Claro que não", sentenciou. O primeiro passo, segundo Hartung, seria reorganizar as contas públicas para recuperar a credibilidade do Brasil e realizar reformas urgentes, como a da Previdência. Isso só seria possível com apoio parlamentar e "forte diálogo" com a sociedade, além de marcos regulatórios sólidos para sanar gargalos de infraestrutura.

Mesas-redondas

A primeira mesa-redonda do Conai tratou do Fórum Transformar para Avançar. Eudes de Freitas Aquino e Edevard J. de Araujo, diretor de Marketing e Desenvolvimento da Confederação, fizeram um balanço do evento, que reuniu 300 dirigentes, em São Paulo, para a elaboração de 160 propostas. Também prestaram contas das proposições do Workshop Conhecer para Transformar, de 2011. Dos 166 objetivos traçados, 91% já foram postos em prática.

O debate contou com a presença de dirigentes que estiveram nas sete salas do Fórum: Márcio Pizzato (Intercâmbio); Emilson Ferreira Lorca (Mercado e Competitividade); José Windsor Ângelo Rosa (Qualificação e Gestão Operacional); Francisco Vieira (O Papel da Unimed do Brasil na Gestão das Cooperativas); Corina Batista (Mudança para o Modelo de Atenção Integral à Saúde); Alberto Gugelmin Neto (Relação do Cooperado com a Cooperativa); e Jamal Nasser Haddad (Governança Cooperativa).

Dentre os temas apresentados estavam produtos agregados aos planos de saúde, Normas Derivadas, compartilhamento de gestão e monitoramento de Unimeds em riscos financeiros, diminuição de custos, remuneração médica, arquitetura do Sistema, marca, atração de novos cooperados, compliance e fiscalização.

As outras discussões do dia tiveram os temas Fortalecimento do Intercâmbio Nacional x Situações Pontuais – O Que Fazer?, O DRG como Alternativa de Remuneração Hospitalar e Sua Unimed é Viável como Operadora de Planos de Saúde?

O Conai terminou no dia 13, com as mesas-redondas Práticas Permitidas e Vedadas na Saúde Suplementar e Novas Condutas Relacionadas às Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME).

Fonte: Unimed do Brasil e Unimed Goiânia.

${loading}