Dr. Edmur de Melo Freitas desejando as boas-vindas aos participantes
Reunidos no auditório do Conselho Regional de Medicina do estado de Goiás (Cremego), no dia 7 de junho, os representantes do Conselho de Especialidades (Consesp) da Unimed Goiânia receberam as boas-vindas do antigo coordenador do Consesp, Dr. Edmur de Melo Freitas, que discorreu sobre a importância do Planejamento Estratégico e anunciou a eleição para renovar a coordenação do Conselho.
Dr. Breno de Faria, destacou o papel do Consesp na gestão democrática da Cooperativa
O diretor de Planejamento e Controle, Dr. Breno de Faria, destacou o papel do Consesp na gestão democrática da Cooperativa. "Não encontramos esse modelo em outras Unimeds. Valorizamos esse Conselho porque é uma das melhores formas que encontramos de ouvir os cooperados por especialidades", afirmou.
Ele continuou explicando a dinâmica de elaboração do Planejamento Estratégico. "No primeiro ano de cada gestão, reunimos para planejar os quatro anos seguintes, observamos os cenários de oportunidades e ameaças, analisamos a conjuntura e, assim, realinhamos nossos objetivos", disse.
O processo já está na sua terceira fase, em que os cooperados são ouvidos por meio da representação das especialidades. Em uma primeira etapa, os gerentes se reuniram com a equipe de consultoria prestada pelo IAG para fazer um planejamento operacional. Em seguida, foi realizado um Workshop, que reuniu diretores, gerentes e coordenadores, para discutir as propostas para os próximos quatro anos.
Também estiveram presentes o presidente da Cooperativa, Dr. Sizenando da Silva Campos Jr., o diretor de Mercado, Dr. Sérgio Baiocchi, e o Dr. Adriano Auad, diretor-médico.
Dr. Renato Couto falou sobre como estruturar um planejamento estratégico
Em seguida, o consultor do Instituto de Acreditação e Gestão em Saúde (IAG Saúde), o médico Renato Couto, proferiu uma palestra sobre como estruturar um planejamento estratégico.
"Vamos escutá-los em suas demandas para que isso seja um instrumento para estruturar esse planejamento. Como vamos nos organizar para entregar uma boa medicina e sermos bem remunerados?", perguntou Renato Couto após sua palestra.
Diversos cooperados participaram da discussão e manifestaram interesse na criação de um sistema eficiente de informação, que permita fazer um diagnóstico amplo a respeito do atendimento para identificar distorções e promover as mudanças necessárias do modelo de atenção à saúde. Também foram abordadas questões ligadas à remuneração médica e à importância da participação do cooperado na Cooperativa.
Dr. Sizenando da Silva Campos Jr. durante a ministração
Dr. Sizenando da Silva Campos Jr. falou sobre a solidez da gestão, a mudança do modelo de atenção à saúde como uma necessidade de sustentabilidade e a remuneração médica.
"A ideia é essa: quanto mais diminuirmos o desperdício, mais sobras serão distribuídas entre os cooperados. A aproximação com o Consesp é importante porque podemos ouvir de forma mais ampla os cooperados sem ficar somente no âmbito da diretoria. Buscamos cada vez mais essas discussões para que os cooperados sintam o seu pertencimento à Cooperativa. Sobre a remuneração médica, sempre vamos discutir com os cooperados, democraticamente, as mudanças, e esse é um processo que deve ser construído", manifestou-se o presidente.
Dr. Mário Cesar Borges
"Foi um bom encontro para pensarmos os objetivos da Unimed Goiânia. Precisamos colocar na cabeça do cooperado a importância dos princípios coletivos. Para haver redução da sinistralidade e melhoria da assistência e da remuneração médica é preciso avançar coletivamente primeiro para que isso, depois, gere resultados individualizados. Infelizmente, hoje cada um pensa mais em si, quer expor sua situação e não enxerga que é o fortalecimento do grupo que vai gerar melhorias. A discussão não pode ficar sempre no individualismo", opinou o cooperado Dr. Mário Cesar Borges, nutrólogo.
Eleição
Dr. Frederico de Moraes e Dr. Edmur de Melo Franco
Após as discussões, o diretor-médico, Dr. Adriano Auad, expôs as regras do regimento interno que norteiam as eleições para a escolha do novo coordenador e seu vice. Dos três candidatos que se apresentaram para votação, foram eleitos como coordenador, Dr. Frederico de Moraes (Urologia), e como vice, Dr. Edmur de Melo Franco (Radiologia).