arquivo-noticias - Unimed Goiânia

Células capazes de formar músculo cardíaco






Cientistas descobriram, no coração de recém-nascidos, células extremamente raras que são capazes de se multiplicar e transformar em músculo cardíaco.

O achado pode abrir caminho para novos tratamentos de crianças com problemas do coração.

As células, conhecidas como isl1+, foram encontradas por uma equipe da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD), no coração de ratos, camundongos e seres humanos recém-nascidos.

Isso representa a descoberta fundamental de uma nova célula cardíaca humana, uma que é programada para se tornar músculo cardíaco, mas que ainda não foi acionada para fazer isso - descreveu Kenneth Chien, diretora do Instituto de Medicina Molecular da UCSD, que integra a equipe.

As células progenitoras identificadas por Chien e seus colegas foram descobertas em áreas do coração onde ocorre a maior parte dos problemas cardíacos congênitos, o que sugere que elas desempenhem um papel importante na remodelagem e reparos do coração recém-nascido.

Apesar de as células, descritas na edição desta semana da revista científica britânica "Nature", não terem a capacidade de formar um coração inteiramente novo, Chien disse que elas podem crescer junto a células cardíacas e ser usadas para substituir dispositivos e válvulas mecânicas usados para manter jovens corações doentes funcionando.

Os cientistas primeiro encontraram as células progenitoras numa área do coração dos ratos recém-nascidos, chamada átrio. Eles conseguiram identificar geneticamente as células em tecido embrionário humano e no coração de camundongos. Depois, mostraram que as células, espontaneamente, formavam tecido muscular cardíaco.

Os pesquisadores acham que é possível que haja células similares no coração de pessoas adultas.

Num comentário sobre a pesquisa, também publicado na "Nature", Christine Mummery, do Instituto da Holanda, em Utrecht, disse que a pesquisa sugere que o coração tem alguma capacidade regenerativa.

Fonte: Globo Online
10/02/2005

${loading}