A asma na criança pequena é diferente da asma nos adultos. As crianças pequenas têm vias respiratórias estreitas, menos rígidas e com menor número de alvéolos.
As crianças por possuírem uma relativa imaturidade na defesa do seu organismo contra os germes e agentes agressores do ambiente, são acometidos por resfriados (viroses respiratórias) com maior freqüência, o que pode ser causador de chiados no peito. Além disso, crianças permanecem por mais tempo dentro de casa, ficando mais expostas aos inalantes - poeira, ácaros, etc, e de outros fatores que podem ocorrer provocar sintomas - fumaça de cigarro, odores de materiais de limpeza, dentre outros.
Causas da asma na infância
A alergia é uma das causas mais importantes. É comum que as crianças asmáticas apresentem também outras doenças alérgicas, como: rinite, eczemas e conjuntivite.
Outras causas freqüentes de asma na infância são:
#viroses respiratórias (resfriados e gripes);
#refluxo gastro esofágico;
#certos tipos de exercício físico;
#irritantes das vias respiratórias (poluição, fumaças, cheiros fortes, mudanças bruscas climáticas, etc.) e aspectos emocionais.
Rinite alérgica
A rinite alérgica costuma surgir junto ou até antes da primeira crise de asma,podendo ser confundida com "gripes repetidas". Nas crianças pequenas, a rinite prolongada pode levar à respiração bucal, o que gera também: diminuição do apetite, sono agitado, roncos noturnos, baba no travesseiro.
A rinite e a sinusite são capazes de provocar ou piorar crises de asma. Por isso, a rinite alérgica precisa ser tratada juntamente com a asma.
Cuidados dos pais
#Existem casos onde os sintomas são transitórios e surgem associados a viroses respiratórias: "Nem tudo que chia é asma". Os pais devem comprovar se é asma ou não;
#Comparecer regularmente às consultas com o médico especialista
#Colocar em prática o plano de tratamento da criança: é preciso que os pais saibam que atitudes tomar no momento de uma crise.
#Confiar na medicação: Não tenha medo dos remédios: bombinhas podem ser usadas com segurança em crianças. Cortisona não faz mal, desde que feita com prescrição médica.
#Aprender a reconhecer o grau de severidade das crises:
Asma leve: criança tosse, chia, mas brinca, se alimenta e dorme bem
Asma moderada: a tosse e o chiado atrapalham as brincadeiras e acorda à noite
Asma grave: criança não brinca, não consegue dormir e sente muita falta de ar.
Sintomas do início de uma crise
#Cansaço, inquietação
#Chiado no peito
#Tosse ou pigarro persistente quando corre ou ri
Tratamento
#Controle do ambiente
#Remédios (para alívio das crises e depois preventivos - para evitar crises)
#Imunoterapia (vacinas para alergia)
#Fisioterapia respiratória
A criança asmática pode ter uma vida normal.
Não se deve fazer proibições descabidas: gelados, sorvetes,
andar descalço ou ao ar livre: nada disso causa asma!
Fonte: Sociedade Brasileira de Asmáticos por Dr Paulo Pires*
*Diretoria Depto de Pediatria da Sociedade Brasileira de Asmáticos - Itajubá
21/03/2005