arquivo-noticias - Unimed Goiânia

Brócolis têm função antiinflamatória






Além de vitaminas A, C, betacaroteno e ácido fólico e minerais essenciais, como cálcio (cerca de cinco vezes mais que no leite), ferro, zinco e potássio, os brócolis contêm fibras e um elemento fitoquímico que inibe o desenvolvimento de bactérias causadoras de gastrite e úlcera estomacal, evitando também o desenvolvimento de câncer no estômago.

Uma pesquisa realizada pela Universidade Harvard em 1999 revelou que a ocorrência de câncer entre mulheres que consomem regularmente cerca de cinco porções (cada porção equivale a meia xícara de chá) de brócolis por semana é 33% menor do que entre as que não o incluem em sua dieta.
"Além de todas as funções exercidas por sua vasta e rica composição, os brócolis agem ainda como antiinflamatório, antibiótico, anticoagulante e analgésico", afirma a nutricionista da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo Ana Cláudia da Silva Mendes. "É importante considerar, no entanto, que, para que esses benefícios ocorram, seu consumo deve ser regular, e os hábitos de vida, saudáveis", avisa.

Os brócolis podem ser comprados frescos ou congelados e integram inúmeras receitas, como o tradicional arroz com brócolis. A melhor forma de consumi-los é ao natural, pois eles perdem grande parte de suas propriedades quando submetidos a altas temperaturas.

Para diminuir a perda de nutrientes e vitamina C, é recomendável cozinhar os brócolis apenas no vapor. Já o processo de congelamento não costuma interferir na qualidade e nas características do produto.

Fonte: Jornal Folha de São Paulo
09/06/2005

${loading}