O TCS desenvolvido pelo CPCS ¿ Coordenação de Pesquisa em Ciência e Saúde, se refere a um tratamento cognitivo-comportamental focal de duração breve, que oferece ao indivíduo a oportunidade de reconhecer seus limites, identificar seus estressores, se familiarizar com as fontes internas geradoras de stress (isto é, como o seu modo de ser gera stress para si próprio e para os outros) e de aprender estratégias para lidar com suas fontes geradoras de tensão, quer sejam elas ocupacionais, familiares, ambientais ou relacionadas às características de sua personalidade.
O treino que leva, em média, 15 sessões já foi testado em várias situações experimentais, tanto com grupos de pacientes hipertensos, como com pacientes com psoríase e outros. Os resultados destes trabalhos encontram-se em inúmeras publicações científicas. O TCS não é uma técnica ou um procedimento isolado, mas sim um conjunto de procedimentos que consiste em uma atuação objetiva e direta no que se designou dos quatro pilares do controle do stress: relaxamento, alimentação, exercício físico e modificações na área cognitiva, tais como o uso de técnicas de resolução de problemas, treino de assertividade, treino de controle de ansiedade, instruções, manejo do tempo e da pressa, exercícios de visualização, identificação e modificação de pensamentos que agem desencadeadores para que a resposta de stress de desenvolva.
No tratamento dos hipertensos, verificamos que o TCS é de grande utilidade como tratamento coadjuvante, pois aumenta a adesão ao tratamento medicamentoso, dos pacientes que necessitam de hipotensores e colabora no controle da pressão de pessoas para quem a aquisição de hábitos de vida saudáveis é suficiente. Vários estudos que temos realizado no Laboratório de Estudos Psicofisiológicos do Stress da PUC-Campinas têm mostrado que a qualidade de vida melhora e a reatividade cardiovascular é consideravelmente reduzida em situações de stress interpessoal, após o treino de controle do stress.
Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia do Centro Psicológico de Controle do Stress
14/11/2005