Pelo sétimo ano consecutivo, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realiza a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. Com o objetivo de orientar a adoção de hábitos preventivos e detectar a doença na população, a ação será realizada no dia 10 de dezembro (sábado) e contará com a participação de mil profissionais em 22 estados brasileiros.
Em Brasília, a campanha será lançada na Esplanada dos Ministérios, das 9h às 16h. "Na capital federal, cerca de 140 dermatologistas trabalharão para examinar e orientar a comunidade", explica o presidente da SBD - Seção DF, Gilvan Alves. Caso alguma lesão suspeita seja detectada, a pessoa será encaminhada ao Hospital Universitário para realização dos procedimentos necessários.
Geografia Devido às condições geográficas, Brasília oferece maiores riscos quando o assunto é câncer de pele. "A altitude e a ausência de nuvens propiciam uma maior exposição à radiação solar", explica Gilvan Alves. A incidência da doença no Distrito Federal é de 11,4%, enquanto a média nacional é de 8,4%, de acordo com a SBD.
A principal arma contra a doença é de simples utilização. É preciso aprender a proteger a saúde, evitando a exposição ao sol no período das 10h às 16h e utilizando filtro solar - fator mínimo 15 - diariamente. "O brasiliense tem o péssimo hábito de só usar filtro solar quando vai à praia", percebe o médico.
Com os devidos cuidados, e a doença sendo diagnosticada precocemente, as chances de cura são maiores. "Aprender a identificar o câncer de pele é simples, basta prestar atenção às pintas ou manchas com tamanho e textura anormal ou que não cicatrizam e ficam sangrando", orienta ele.
Além da proteção solar, é importante fazer uma avaliação da pele para detectar precocemente lesões suspeitas. É preciso estar atento a sinais como crescimento de cisto na pele de aparência elevada e brilhante; pinta preta ou castanha que muda de tamanho, cor, textura ou torna-se irregular nas bordas; mancha ou ferida que não cicatriza e que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento. "Quando detectado precocemente o câncer é passível de tratamento e cura", reforça Gilvan Alves.
Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele
Sábado, dia 10, das 9h às 16h, na Esplanada dos Ministérios, em frente à Rodoviária do Plano Piloto.
Fonte: Jornal de Brasília
08/12/2005