O Excimer laser é a mais nova técnica que corrige problemas da visão. A técnica pode ser realizada em apenas dois minutos e o paciente no dia seguinte pode retornar sua rotina diária.
Henrique Celso Rocha, oftalmologista, um dos fundadores do Centro Brasileiro de Cirurgia de Olhos (CBCO) e chefe do Departamento de Cirurgia Refrativa (correção de grau) de instituição, explicou que a cirurgia pode ser feita com aplicação tradicional do laser para miopia, hipermetropia e astigmatismo ou personalizada para portadores de reflexos noturnos, imagens fantasmas e com alta possibilidade de não depender de óculos ou lentes de contato bem como minimizar suas queixas visuais.
Segundo ele, por meio de um processo fotoquímico (Excimer) realiza-se uma moldegem na córnea, que, de acordo com a localização, leva a uma projeção dos raios junto ao plano retiniano. Atualmente, o laser possui alta precisão, nível de controle e segurança adequados para a correção da visão. A maneira exata da aplicação do raio ultravioleta e o tamanho de seu feixe são essenciais na cirugia.
Indicações
O procedimento é indicado para indivíduos a partir dos 18 anos de idade com miopia, astigmatismo ou hipermetropia. Também é recomendado para portadores de presbiopia, popularmente denominada de vista cansada e que acomete pessoas acima dos 40 anos, com a técnica de Báscula.
Procedimento
O procedimento é realizado com anestesia tópica (colíria) e não necessita de curativo oclusivo. O tempo de cirurgia é de no máximo dois minutos.
Fonte: Jornal Diário da Manhã
07/02/2006