arquivo-noticias - Unimed Goiânia

Soja preta pode diminuir risco de diabete






Já se sabia que a soja amarela diminuía os níveis de colesterol, no entanto, a soja preta é usada na medicina oriental tradicional como tratamento da diabete.

O estudo (publicado no Journal of the Science of Food and Agriculture) da Universidade Hanyang, de Seul, descobriu que ratos que tiravam 10% de sua energia da soja preta ganharam metade do peso em comparação aos ratos que não consumiam o grão.

Gordura

David Bender, da Royal Free and University College Medical School em Londres, sugeriu que a proteína do grão pode afetar o metabolismo de gordura no fígado e tecidos gordurosos, reduzindo a síntese de novos ácidos graxos e colesterol.

"O problema mais importante com a diabete tipo 2 é a falha na ação da insulina, principalmente como resultado de excesso de tecido adiposo abdominal - então perda de peso freqüentemente melhora o controle glicêmico", disse.

Mas Bender duvida que o consumo de soja preta seja um bom tratamento para obesidade.

"Se o consumo de alimentos é maior do que o gasto de energia então o excesso deverá ser estocado de alguma forma, e será armazenado como gordura - mesmo se a soja preta esteja inibindo de alguma forma a síntese de ácidos graxos", acrescentou.

 

Fonte: BBC

${loading}