Preguiça falta de tempo ou a falta de um local apropriado são algumas desculpas para segurar a urina por um longo período. O que muitas pessoas não sabem é que esperar muito tempo para ir ao banheiro pode causar danos ao sistema urinário.
Segundo Carlos Roberto Jardim, diretor da Sociedade Brasileira de Urologia, em entrevista ao jornal Expresso da Informação, segurar a urina uma vez ou outra não vai causar um problema imediato, mas se for um ato habitual pode provocar disfunções, principalmente se a pessoa sofrer de cálculo renal. O médico explica ainda que as mulheres são mais vulneráveis a infecções como a cistite.
A Sociedade Brasileira de Urologia explica quais as situações normais do sistema urinário:
- A bexiga normal de um adulto consegue armazenar entre um e dois copos de urina antes de esvaziá-la;
- É normal urinar entre quatro e sete vezes durante o dia e, às vezes, uma vez durante a noite;
- A urina deve sair com um jato forte e imediato, sem desconforto ou necessidade de esforço, oferecendo uma sensação de esvaziamento completo ao terminar;
- Qualquer perda de urina é anormal. Ao ficar mais velha, uma pessoa pode ter necessidade de urinar com mais freqüência porque a bexiga só consegue armazenar volumes menores.
Recomendações da Sociedade Brasileira de Urologia que podem ajudar o seu organismo a trabalhar melhor, preservar os seus reflexos urinários e prevenir doenças:
- Beba entre seis e oito copos de líquidos por dia;
- Evite cafeína;
- Evite bebidas alcoólicas;
- Não tenha pressa ao urinar e espere a bexiga esvaziar completamente;
- Mantenha bons hábitos intestinais;
- Mantenha o seu peso. O excesso de peso representa um sobrecarga para os músculos do períneo que pode prejudicar os reflexos urinários;
- Longos períodos sem urinar podem significar que você está ingerindo poucos líquidos e aumentam o risco de infecção urinária;
- Ingerir grandes quantidades de líquidos
em pouco tempo faz a bexiga encher mais depressa e causa urgência para urinar;
- Certos medicamentos podem causar dificuldade de urinar porque prejudicam o relaxamento da uretra e a contração do músculo da bexiga.
Fonte: Sociedade Brasileira de Urologia, Expresso da Informação. Autor: Thaís Vieira.