Nesta edição, o espaço da retrospectiva 2005 é reservado para o Programa de Medicina Preventiva, a Rede de Recursos e Serviços Próprios e o Núcleo Jurídico da Cooperativa.
Cooperativa investe na humanização
da medicina e promoção da saúde
Medicina Preventiva - O Programa de Medicina Preventiva teve início em 2003, quando verificou-se a necessidade de oferecer aos usuários de planos de saúde da Unimed Goiânia, atividades que proporcionassem a melhoria da qualidade de vida e bem-estar dos usuários.
A iniciativa reflete o compromisso da Cooperativa com a promoção da saúde e prevenção de doenças, ou seja, com uma visão mais ampla e não tradicional da saúde.
O Programa de Medicina Preventiva da Unimed Goiânia mobilizou 2.702 pessoas (beneficiários e colaboradores) em 2005 com as ações de seus diversos projetos. O Grupo da Terceira Idade, de fevereiro a dezembro, teve 530 participantes.
O Programa de Apoio à Saúde, de março a dezembro, 120 participantes. As palestras realizadas em empresas durante Sipats, de fevereiro a dezembro, atingiu 1.679 pessoas.
O Curso para Gestantes, de fevereiro a setembro, envolveu 253 mães e seus companheiros, e o Programa de Controle de Peso e Obesidade, de novembro (2005) a janeiro (2006), 120 participantes. Já as visitas hospitalares realizadas por assistentes sociais beneficiaram 6.244 pacientes ao longo de todo o ano.
¿Em 2006, todas essas atividades continuarão e serão aprofundadas¿, informa Dra. Luíza Emylce, coordenadora do Programa, ao destacar que, os projetos anteriormente encaminhados à Agência Nacional de Saúde para financiamento (Terceira Idade, Gestantes e Controle de Peso em empresas) já sofreram as adequações solicitadas e foram reenviados para nova análise.
Recursos e Serviços Próprios: Cooperativa amplia
opções de trabalho e renda aos Cooperados
No decorrer de 2005, as unidades da Diretoria de Recursos e Serviços Próprios foram alvos de várias medidas para aperfeiçoar o atendimento aos clientes e garantir melhoria nas condições de trabalho aos mais de 210 Cooperados e Cooperadas que ali prestam atendimento.
Essas iniciativas, também voltadas para contribuir com a redução dos custos assistenciais, foram tomadas em sintonia com o Planejamento Estratégico elaborado coletivamente pelos vários setores da Cooperativa.
A Unimed Goiânia está reformando seu Serviço de Atendimento (SAU), com conclusão prevista para aproximadamente 60 dias. Para dar suporte às áreas de atendimento do SAU, uma casa vizinha (na Avenida G, nº 45, setor Oeste), foi alugada.
As obras da ala da emergência incluem a troca do piso, reforma do gesso, serviço de pintura, substituição de luminárias, balcão e armário de enfermagem e recolocação das divisórias.
E a recepção do Pronto Atendimento sofrerá as seguintes mudanças: troca do piso, reforma do gesso, troca de luminárias, novo balcão de atendimento, novos armários, troca do aparelho de ar condicionado e troca das cadeiras existentes.
Seleção de novos cooperados
Para cumprir o princípio cooperativista da Eqüidade, garantindo oportunidades iguais de acesso às unidades de Recursos e Serviços Próprios, foi realizada nova seleção de Cooperados em 2005. Houve 109 inscritos para uma prova de seleção no início de outubro, dos quais 54 foram selecionados, além de 37 suplentes.
No Centro Clínico, foram selecionados 13 médicos Cooperados: 2 cardiologistas, 1 cirurgião geral, 1 clínico médico, 2 ginecologistas, 3 ortopedistas, 2 pediatras e 2 profissionais na Medicina Ocupacional.
No SAU, foram aprovados 11: 2 médicos para o Centro de Vacinação, 1 para o MAPA, 1 para o Serviço de Radiologia, 6 para o SOS e 1 para o Unidomiciliar. E no Pronto Atendimento, são 14 especialistas em Clínica Médica, 7 ortopedistas e 7 pediatras.
Eleição para Diretor Clínico
Foi deflagrado o processo de escolha democrática do novo diretor clínico das unidades de Recursos e Serviços Próprios da Unimed Goiânia no ano passado e os médicos Cooperados Dr. Elso Soares Ferreira e Dr. Marcelo Torres, integrantes da Chapa 2, foram eleitos agora, em janeiro, Diretor e Vice-Diretor Clínico das unidades.
Duas chapas participaram do pleito: a Chapa 2 encabeçada pelo Dr. Elso Soares Ferreira teve 71 votos e a Chapa 1 presidida pelo Dr. José Reinaldo Daher obteve 66 votos.
Núcleo Jurídico promove aperfeiçoamento
de relacionamento com clientes
e órgãos de defesa do consumidor
Em 2005, três áreas de atuação do Núcleo Jurídico da Unimed Goiânia destacaram-se dentro de um conjunto de ações destinadas a aprimorar e garantir mais harmonia na relação da Cooperativa com seus beneficiários de planos de saúde.
São elas: relacionamento com os órgãos de defesa do consumidor, mais especificamente o PROCON, ações de indenizações por danos morais e o registro definitivo da Unimed Goiânia junto à ANS.
No ano passado, o Núcleo Jurídico realizou 273 atendimentos (por telefone ou pessoalmente) solicitados por PROCONs do estado e do município de Goiânia, relacionados a reclamações dos nossos beneficiários. A partir de uma ação eficiente, a grande maioria das reclamações foi resolvida sem a necessidade de demandas judiciais, sendo que apenas 15 foram transformadas em processos administrativos.
A ação do Núcleo Jurídico também conseguiu reverter a maioria dos pedidos de indenização por danos morais existentes em 2005. Dos 06 processos, com sentenças proferidas no ano passado, 05 foram julgados improcedentes.
O registro definitivo da Unimed Goiânia como operadora de planos de saúde foi confirmado pela ANS no segundo semestre. O cadastramento de todos os planos não regulamentados através do Sistema de Cadastro de Planos Antigos (SCPA), celebrados antes da Lei 9.656/98, na ANS foi realizado, assim como o processo de efetivação da adequação de todos os planos regulamentados de acordo com os parâmetros do ARPS (Adequação de Registro de Planos de Saúde), em fase de finalização na Agência.