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Retrospectiva 2005






A terceira parte da Retrospectiva 2005 vai tratar das novas ações de Comunicação e Marketing, das inovações da Diretoria de Mercado e da articulação da Cooperativa no campo dos tributos municipais. 

            

Comunicação e Marketing:

novas ações fortalecem a marca

Ao longo de 2005, várias ações foram implementadas para oxigenar e fortalecer a marca Unimed no mercado, em sintonia com o planejamento estratégico da Cooperativa e com a política de comercialização e fidelização de clientes da Diretoria de Mercado.

Essas ações foram precedidas e acompanhadas de um debate permanente com todos os setores atendidos pela Diretoria de Marketing e Convênios.

A discussão interna durante a realização do Planejamento Estratégico permitiu também ampliar a visão de comunicação da Cooperativa, renovando a necessidade de integração de todas as ações comunicativas da Cooperativa, desenvolvidas pelo Marketing, Comunicação e Imprensa.

 

Discussão nacional

Além disso, a participação da Unimed Goiânia no III Encontro de Comunicação, Marketing e Responsabilidade Social, promovido pela Comissão Institucional da Unimed do Brasil, em São Paulo, ao lado de mais de 200 representantes de todo o país, possibilitou a discussão de novas estratégias nas áreas de Comunicação, Marca, Marketing e Responsabilidade Social para 2006.

Entre as propostas aprovadas pelos participantes, destacaram-se a conclusão de um estudo de posicionamento nacional da marca, a normatização da política de patrocínios, a auditoria da implantação da identidade visual Unimed, a finalização da atualização do Guia de Regulamentação do Uso da Marca, o mapeamento do estágio em Responsabilidade Social do Sistema, a promoção da capacitação de voluntariado empresarial nas cooperativas médicas, a ampliação do uso de tecnologias digitais para a unificação da comunicação, e o incentivo ao resgate da memória local das singulares para que em 2007, ano em que a Unimed completa 40 anos, possa ser consolidado um projeto nacional.

 

Campanhas e eventos

Ao longo de 2005, também foi dado prosseguimento à criação de campanhas publicitárias para inserir e fortalecer a imagem da Cooperativa tanto no mercado como na comunidade.

Ao todo, foram seis (6) campanhas com enfoque educativo de prevenção de doenças e acidentes, e promoção da saúde: Carnaval, Gripe, Temporada do Rio Araguaia, Catapora, AIDS e Fim de Ano.

Também foram celebradas as principais datas comemorativas do período: Aniversário da Unimed, Dia Mundial da Saúde, Dia Internacional da Mulher, 30 anos do Estádio Serra Dourada, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia da Criança, Dia da Secretária, Dia do Idoso, Dia do Médico, Aniversário de Goiânia, Combate ao Câncer e Doação de Sangue.

 

Todos esses temas foram retratados com muita criatividade, associando a identidade cooperativista da Unimed Goiânia por meio de peças publicitárias diversificadas, que variaram de anúncios, outdoors, jingles, cartazes a spots de rádio e comerciais de TV, demonstrando para a comunidade a preocupação social e ética.

A qualidade das peças publicitárias teve reconhecimento do mercado e da crítica especializada. Nos veículos rádio e TV, dois spots e uma peça para televisão da campanha do Carnaval e da Temporada do Araguaia foram selecionados, respectivamente, como finalistas da 1ª etapa do Prêmio Jaime Câmara de Propaganda, assim como os anúncios para jornal dessas duas campanhas.

 

A peça de outdoor da Temporada do Araguaia também venceu a etapa 2005 do Prêmio Central de Outdoor na categoria especial.

 

Prêmio Pop List

Reafirmando a sua identidade de empresa cidadã e o seu compromisso com os princípios que originaram o cooperativismo de trabalho médico no país na década de 60, a Unimed Goiânia recebeu em 2005, pela 13ª vez consecutiva o prêmio Pop List de marca de plano de saúde mais lembrada da região, conferido pelo Jornal O Popular a partir de pesquisa realizada pelo Instituto Verus.

 

¿Mantemos o nosso compromisso de investir em ações de responsabilidade social, desde o Projeto Creche que assiste centenas de crianças e adolescentes até o programa Menores Aprendizes, oportunizando o 1º emprego para jovens da comunidade, passando pelo Coral Unimed aberto aos Cooperados, colaboradores e a comunidade; o programa de Saúde Ocupacional voltado para a saúde de seus colaboradores; e o Programa de Admissão de Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais¿, destaca Dr. Sérgio Baiocchi, diretor de Marketing e Convênios, ao ressaltar que a Cooperativa também possui uma política consolidada de apoio a atletas e eventos esportivos, culturais e científicos.

 

Prêmio de Comunicação

Em 2005, a Unimed Goiânia também recebeu o prêmio de Melhor Publicação Eletrônica para o Informe On-Line concedido pela Unimed do Brasil, conferindo reconhecimento nacional às ações de comunicação da Cooperativa no Sistema Unimed.

E para diversificar seus canais de comunicação e atender seus diversos públicos, novas publicações estão sendo preparadas como o Saúde Hoje (voltado para todos os beneficiários de plano de saúde) e o Jornal do Cliente (voltado para empresas contratantes).

 

 

 

Ponto de referência

Seguindo todas as orientações citadas, a localização da sede da Cooperativa e a marca Unimed foram destacadas, com qualidade e bom-gosto, pela instalação de um grande empena (painel) front light na lateral do prédio da Unimed Goiânia, que está convertendo-se em um ponto de referência no Setor Bueno.

O painel trás a marca da Unimed Goiânia e uma fotografia de três mulheres (avó, mãe e filha) com a frase Saúde não tem idade.

 

Diretoria de Mercado fideliza clientes

e moderniza relações administrativas

A Diretoria de Mercado empreendeu novas ações de prospecção e fidelização de clientes, possibilitando novos contratos e bom índice de renovação dos já existentes, a partir de uma conduta arrojada de comercialização com a participação de diretores e conselheiros.

 

¿Nos planos de saúde Pessoa Física, foram fechados contratos incorporando mais 8.335 vidas para a Unimed Goiânia. Na Pessoa Jurídica, 8.521 vidas e no Uniespecial  644 vidas¿, informa Dra. Ilza Pascoal Trevenzol, diretora de Mercado, ao ressaltar que a qualidade do atendimento médico-hospitalar-laboratorial dispensado aos nossos beneficiários de plano de saúde é um fator importante na política de fidelização da Cooperativa.

 

 

 

 

Pesquisa realizada pela empresa Grupom Consultoria e Pesquisa aferiu

alto índice de satisfação dos clientes da Cooperativa.

 

Movimentação de dados cadastrais

de clientes pessoa jurídica via Internet
Foi no final de 2005 que a Unimed Goiânia implantou um sistema de movimentação de dados cadastrais de clientes pessoa jurídica via Internet. O projeto inclui, numa primeira etapa, informações de inclusão, alteração e exclusão, e na segunda etapa, prevista para esse ano, opções de migrações de planos.

A medida substitui o processo anterior de transmissão de dados por meio de planilhas e formulários impressos, que eram preenchidos manualmente. O principal objetivo da mudança é abolir as transações com papel entre a Cooperativa e suas empresas contratantes para desburocratizar, agilizar o atendimento e permitir o acesso às informações desejadas, em tempo real.

 

¿O serviço, em sua primeira fase, já está disponível na área exclusiva do contratante no sítio da Unimed Goiânia e a senha para acesso à área exclusiva e ao sistema está sendo liberada pela área de Cadastro da Unimed Goiânia¿, informa Dr. João Damasceno, diretor Administrativo, lembrando que a utilização desse serviço é precedido de um treinamento na utilização do sistema de movimentação de usuários.

 

 

 

Avanço na negociação da dívida do ISS

A Cooperativa tem mantido firme o seu entendimento da existência de bitributação do ISS e passou a articular uma mudança na lei municipal para que a base de recolhimento seja apenas sobre os ingressos de custos administrativos, recusando-se a recolher o imposto pela segunda vez sobre o ato cooperativo, já que o profissional médico já paga o referido imposto.

De 1989 até 2003, acumulou-se um valor de R$ 158 milhões e 307 mil, que vinha sendo negociada com os sucessivos governos municipais. A atual gestão da Prefeitura de Goiânia sensibilizou-se com a argumentação e a criação do Refam possibilitou uma redução considerável do valor devido para R$ 10 milhões e 350 mil para pagamento à vista.

A melhor alternativa encontrada pelo Consad foi fazer esse pagamento à vista, levantando esses recursos através de um financiamento em 36 vezes pelo Banco Real, totalizando R$ 13 milhões e 834 mil com os juros. A ativação da perda do ISS foi aprovada pelos presentes na última AGE de 2005.

 

Articulação política

Os esforços e a coerência da Cooperativa em torno desse assunto começam a render bons frutos. Foi criada uma comissão de trabalho com representantes do poder público municipal e entidades cooperativistas, entre elas a Unimed Goiânia, para adequar a lei municipal à nova lei do cooperativismo, alterando a base de tributação e redução da alíquota do ISS de 5% para 2% das cooperativas de trabalho.

 

A Comissão já elaborou o anteprojeto que já foi entregue ao prefeito Íris Rezende, que o transformará numa proposta do Executivo a ser encaminhada à aprovação na Câmara Municipal.

 

¿Ao justificar o anteprojeto, a comissão defende a exclusão da tributação dos valores repassados pelas cooperativas aos seus cooperados credenciados bem como a terceiros contratados por ela¿, informa Dr. Sizenando da Silva Campos Jr., presidente da Cooperativa, observando que a expectativa das lideranças cooperativistas é que o prefeito acolha e encaminhe o projeto de lei para a Câmara nos próximos dias.

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