arquivo-noticias - Unimed Goiânia

I Congresso da Unimed Goiânia é um sucesso






Terminou no dia primeiro de dezembro (sábado), no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia, o I Congresso da Unimed Goiânia, que mobilizou durante três dias quase mil profissionais de saúde entre congressistas (médicos cooperados e não cooperados, residentes, estudantes de medicina) e expositores.

 

A programação encerrou com a presença de personalidades importantes da medicina nacional: Dr. Jaime Muharovsky (SP), ícone da pediatria brasileira com livros adotados nas faculdades de medicina de todo o país; Dr. Riad Younes (USP), um dos maiores nomes da oncologia torácica no Brasil; Dr. Mário Giublin (Universidade Federal do Paraná), anestesista especialista em dor, (conhecido por sua habilidade de manejo da dor de difícil controle e criador do Projeto Paraná Sem Dor);  a Dra. Denise Pedreira (SP), grande especialista na técnica moderna de Festoscopia, e o Dr. Marcos Stavale, neurocirurgião do Hospital Albert Hospital Albert Einstein e do Hospital Sírio Libanês onde responde pela diretoria do curso de Pós-Graduação de Neurointensivismo.

 

Para o Dr. Elso Ferreira, coordenador da Comissão Científica do Congresso, ¿esse é apenas o primeiro passo. É como o primeiro homem na Lua, o russo Gagarin, que teve que se limitar a dizer que a Terra era azul sem quase poder se mexer dentro de uma cápsula espacial extremamente pequena. Hoje, existe uma estação espacial em órbita com mais de cem pessoas trabalhando. Fizemos nosso primeiro congresso e os próximos serão aperfeiçoados de tal forma que se transformarão em uma referência do diálogo científico em nosso estado¿.

 

¿Estamos extremamente felizes com os resultados deste I Congresso da Unimed Goiânia. Promovemos a integração e a troca de experiências entre as várias especialidades médicas com a realização de 32 módulos científicos, abordando o que existe de mais moderno na medicina atual¿, completa Dr. Pedro Jorge Gayoso, coordenador do Comitê de Educação Cooperativista da Unimed Goiânia.

 

Presença de autoridades

 

A solenidade de abertura oficial do I Congresso da Unimed Goiânia reuniu, na quinta-feira (29 de novembro) no auditório Lago Azul do Centro de Cultura e Convenções de Goiânia, autoridades políticas e da área de saúde como os presidentes das Unimeds do Brasil, Dr. Celso Barros; da Unimed Goiânia, Dr. Sizenando da Silva Campos Jr.; Unimed Uberlândia, Pascoal Lorecchio; presidente da Associação Médica de Goiás, Dr. Waldemar Amaral; presidente do Conselho Regional de Medicina, Dr. Salomão Rodrigues; presidente do Sindicato dos Médicos de Goiás, Dr. Leonardo Reis; secretário municipal de Saúde, Dr. Paulo Rassi; secretário estadual de Saúde, Dr. Cairo Alberto de Freitas; além dos congressistas, palestrantes, diretores e coordenadores da Unimed Goiânia.

 

Após a apresentação do Coral Unimed, Dr. Sizenando da Silva Campos Jr. deu boas vindas a todos e afirmou, que ao realizar seu congresso, a Unimed Goiânia visa contribuir para a evolução do exercício da medicina.

 

 

¿Essa iniciativa é fruto da consciência da Cooperativa sobre a importância e necessidade de se investir em capital humano para promover inovações e aprimoramento da prática médica, a partir da disseminação do conhecimento e evidências médicas¿, disse o presidente, enfatizando o esforço da comissão organizadora na concretização desse primeiro congresso para inaugurar as comemorações dos 30 anos de fundação da Unimed Goiânia, que serão completados em fevereiro de 2008.

 

O Dr. Celso Correa, presidente da Unimed do Brasil, afirmou participar da solenidade com muita alegria, pois considera importante para a assistência médica prestada, o aprimoramento técnico-científico dos cooperados.

 

¿Quanto mais qualificados os cooperados, maior a satisfação dos nossos beneficiários. E é justamente isso que apontou a recente pesquisa feita pelo Instituto DataFolha, em que 82% dos clientes  demonstraram-se satisfeitos com a Unimed por causa da qualidade dos serviços prestados¿, contou ele.

 

Antes da palestra sobre MetaCompetência com o especialista em desenvolvimento humano, Dr. Eugênio Mussak, após outra apresentação do Coral Unimed. afirmou:

 

¿Hoje, não é mais possível que um profissional tenha apenas as competências essenciais da carreira médica, como conhecimentos em diagnóstico e tratamento. Para destacar são necessárias competências transversais como capacidade de gestão, finanças, planejamento, comunicação, marketing pessoal, cultura geral e liderança¿, esclareceu ele, afirmando que todos podem aprender e se desenvolver.

 

Sessão de Pôsteres 

 

Foram inscritos trabalhos em duas categorias. Conheça os vencedores:

 

Categoria Médico-científica.

 

1º lugar: Análise do Programa de Vacinação contra Hepatite B dos Funcionários da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia.

 

Autores: Américo de Oliveira Silveiro, Luciana Leite Pineli Simões, Flora Adelina Miguel Bastos, Andréia Biasotto de Freitas, Natália Pacheco Lima, Flávio Alexandre Evangelista Soares, Fernanda Gerst Martins de Freitas, Daniela Londe Rabelo Taveira.

 

2º lugar: Doença Trofoblástica Gestacional na Adolescência.

Autores: Viggiano, MGC, Martins, WA, Rodrigues, RY, Moreira, GD.

 

2º lugar: Sala de Pós-Consulta: Experiência Metodológica do BXO da Comunidade para os Acadêmicos de Medicina da Universidade Católica de Goiás.

Autores: Jordanna Sant¿Anna Diniz e Moura, Renata de Bastos Ascenço Soares, Gélcio Sisteroli.

 

Categoria Cooperativismo

 

1º lugar: Promoção da Saúde e o Novo Paradigma para o Grupo da Melhor Idade da Unimed Goiânia.

Autores: Souza SHTHS, Schmaltz LEPR, Pires MS.

 

Cooperativismo e Desafios 

 

Com a coordenação do Dr. Salomão Rodrigues Filho, o Módulo sobre Desafios Atuais da Classe Médica tratou de temas como: Regulamentação da Profissão Médica e o Papel das Entidades Médicas, com Dr. Salomão Rodrigues (presidente do Conselho Regional de Medicina), A Formação do Médico, com o Dr. Iliam Cardoso dos Santos, Prevenção do Erro Profissional Médico, com o Dr. Lueiz de Amorim Canedo (diretor de Auditoria Médica da Unimed Goiânia), Remuneração do Médico, com o Dr. Leonardo Mariano Reis (presidente do Sindicato dos Médicos), Cooperativismo Médico, com o Dr. Breno de Faria (diretor Médico da Unimed Goiânia) e Cooperativismo de Crédito, com o Dr. Fernando Antônio Esmeraldo Justo.

 

A abordagem foi bastante abrangente. Para o presidente do Sindicato dos Médicos, Dr. Leonardo Mariano Reis, o cooperativismo é uma alternativa muito mais justa ao mercado de trabalho tradicional, que promove um achatamento cada vez maior dos ganhos do médico e não permite o investimento em tecnologia. Nesse sentido, ¿a Unimed Goiânia desempenha um papel muito importante na sociedade e investir na Cooperativa significa investir nos ganhos dos cooperados, por isso consideramos esse módulo importante já que discute o mercado de trabalho, política e ética¿.

 

O Dr. Salomão Rodrigues Filho, integrante da Comissão Nacional da Regulamentação da Profissão Médica, apresentou os resultados do trabalho que vem sendo desenvolvido intensamente nos últimos quatro anos, permitindo que o projeto de regulamentação caminhe com rapidez. ¿Esperamos que até o final de 2008, a profissão médica esteja regulamentada no Brasil¿ afirmou.

 

Na discussão em torno da prevenção do erro médico, tema bastante atual, o Dr. Lueiz Canedo, destacou que a principal forma de evitá-lo é conhecer o Código de Ética Médica. ¿Basta observar os princípios básicos, inerentes ao exercício da medicina, contidos no Código e respeitá-los¿, recomendou o diretor.

 

Repercussão

 

Durante a feijoada de encerramento do I Congresso da Unimed Goiânia, no Maison Florency, sábado, os cooperados manifestaram-se a respeito do evento.

 

O Dr. Aristóteles de Castro Barros, ginecologista e obstetra, um dos fundadores da Unimed Goiânia e do Sindicato dos Médicos, afirmou que ¿esse congresso teve aquela magia própria de ser o primeiro, permitindo que a Cooperativa se volte para a reflexão. Precisamos muito disso, porque o cooperado precisa compreender de uma vez por todas que a Unimed Goiânia não é um convênio, é uma cooperativa que nos pertence¿. Ele também acrescentou que cada médico deve estar consciente dos custos assistenciais para evitar seu crescimento e a conseqüente inviabilidade financeira da Cooperativa.

 

A Dra. Julieta Dias Coelho, clínica médica e nutróloga, reforçou essas palavras e disse que o evento possibilitou a integração entre as diversas especialidades. ¿Goiânia estava precisando muito disso porque são realizados muitos congressos de uma especialidade só. Os eventos científicos multidisciplinares como esse são muito mais enriquecedores para ampliar nosso conhecimento¿, opinou ela.

 

Carro zero

 

O ganhador do carro zero quilômetro foi o Dr. Ricardo Peixoto Claudino da Silva, cirurgião proctologista, há dois anos cooperado da Unimed Goiânia. ¿Minha mulher fez minha inscrição no Congresso. Não esperava ganhar de jeito nenhum¿, afirmou ele ainda surpreso com o resultado.

${loading}