arquivo-noticias - Unimed Goiânia

Tema ¿Saúde Ocupacional e Acidente do Trabalho¿ reuniu profissionais para evento na capital paulista






Cerca de 120 profissionais estiveram reunidos nos últimos dias 3, 4 e 5 de agosto, em São Paulo, participando do Seminário de Saúde Ocupacional e Acidente do Trabalho do Sistema Unimed 2006, promovido pela Unimed do Brasil e pela Central Nacional Unimed.

 

O evento foi mais uma oportunidade para os debates de temas relevantes na área. Entre eles, o que mais chamou a atenção foi a NR 32, cujas discussões abordaram as mudanças e as conseqüências para o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). Abordado pelo auditor fiscal do trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego, Mário Bonciani, que também é diretor das Associações Paulista e Nacional de Medicina do Trabalho (APMT e ANAMT), o tema desperta grande preocupação por parte das cooperativas, já que algumas disposições da norma regulamentadora influem diretamente no atendimento dos seus recursos próprios e credenciados, como clínicas e hospitais.

 

 

A Unimed Goiânia foi representada no Seminário pelo coordenador Médico do Setor de Medicina Ocupacional, Dr. Célio Silva (camisa branca), que ministrou a palestra: ¿Como eu faço Saúde Ocupacional e Acidente de Trabalho na minha Singular¿, e pela coordenadora dos Serviços de Segurança e Medicina Ocupacional, Ana Cristina Guimarães.

A Cooperativa é uma das singulares pioneiras do Sistema Nacional Unimed a implementar esse serviço.

As questões jurídicas em SO e AT também foram tema da palestra e geraram grandes discussões, especialmente, no que se refere às responsabilidades e co-responsabilidades, considerando que, as reclamações na área cível são cada vez mais freqüentes.

 

Orientações - Uma das definições surgidas no evento é a retomada do Comitê de Saúde Ocupacional. A próxima reunião está programada para o mês de setembro, juntamente com uma proposta de desenvolver um planejamento de ações, na busca de um crescimento no mercado.
Além disso, foi acordado a necessidade das cooperativas do Sistema implantarem seu departamento de Saúde Ocupacional e Acidente do Trabalho, adotando a padronização de procedimentos e formulários, proposta nos manuais de intercâmbio nacional das áreas. ¿A Saúde Ocupacional já se tornou uma exigência mercadológica e a Unimed, que atende 33% do mercado de saúde suplementar, precisa incluir em seu portifólio, este grande diferencial¿, afirma o diretor de Integração  Cooperativista da Confederação, João Batista Caetano, lembrando também que o programa gera, a médio prazo, redução da sinistralidade dos planos.

 

Fonte: Confidencial, informativo da Unimed do Brasil.

${loading}