O I Congresso da Unimed Goiânia chamou a atenção para temas extremamente importantes, como a relação entre médico e paciente apresentada de formas diferentes por dois renomados especialistas Dr. Marcos Stavale (SP) e Dr. Mario Luiz Giublin (PR).
Dr. Marcos Augusto Stavale é neurocirurgião, trabalha nos hospitais Allbert Einstein e Sírio-Libanês, em São Paulo, é co-autor do livro ¿Bases da Terapia Intensiva Neurológica¿. Ele participou do Módulo sobre Neurointensivismo coordenado pelo Dr. Pe
Dr. Mário Giublin (Universidade Federal do Paraná), anestesista especialista em dor, conhecido por sua habilidade de manejo da dor de difícil controle e criador do Projeto Paraná Sem Dor), fez uma exposição no Módulo de Oncologia coordenado pelo Dr. Omar Ali Abdallah.
Segundo ele, o que falta para o controle da dor é, principalmente, o treinamento dos profissionais de saúde para atuarem em todos os casos nos quais ela se manifesta. ¿O Projeto Paraná sem Dor de Câncer conseguiu reduzir os índices de dor em pacientes através do treinamento e formação profissional. Não se justifica que um paciente tenha que conviver com a dor de forma desnecessária se temos ao nosso alcance todos os procedimentos para reduzí-la e tornar sua vida melhor. É uma questão de humanidade¿, afirmou, completando que o médico não pode se esquecer de um dos seus principais compromissos que é não causar sofrimento a ninguém.Marcos Stavale tem uma visão parecida com a abordagem apresentada pelo Dr. Mauro Giublin no sentido da aproximação entre médico e paciente e fala sobre o sofrimento da alma. "Sentir a dor do paciente não faz mal ao médico. Quando você participa e troca com ele informações sobre medos e ansiedades de ambas as partes, muitos fantasmas se desfazem. O envolvimento afetivo só traz benefícios", diz o médico, que, pela ampla convivência com pacientes, já se tornou amigo de muitos deles.
Ícone da Pediatria e Medicina Preventiva
O Dr. Jaime Muharovsky (SP), ícone da pediatria brasileira com livros adotados nas faculdades de medicina de todo o país, abordou uma nova visão da medicina. Para ele ¿após o grande avanço da medicina em que uma maior expectativa de vida é garantida, podemos nos voltar para a qualidade de vida. Se estamos vivendo mais, precisamos fazer isso de forma saudável e feliz¿, explicando assim, o tema de sua palestra A Nova Puericultura sob a perspectiva de vida até os 100 anos.
O especialista fez sua conferência dentro do Módulo Dor e Febre, coordenado pelo Dr. Fernando Paceli, que teve grande participação de congressistas e a presença de outros especialistas como o Dr. Fernando Vicente Rinaldi (SP), Dra. Ana Paula Vecchi (GO) e Dra. Maria Letícia Chavarria (GO).
No campo da medicina preventiva, esse setor da Unimed Goiânia realizou o Módulo sobre: A Importância da Medicina Preventiva na Prática Médica, com coordenação das Dras. Selma Trad e Luiza Emylce Schmaltz. Dentro dessa perspectiva, foram tratadas questões importantes
como a Gestão Integrada de Saúde pelo Dr. João Augusto Rangel Martins (SP) com foco na redução de custos, Medicina Baseada em Evidências com Dr. Lueiz Amorim Canedo (diretor de Auditoria da Cooperativa) e Medicina Baseada em Evidências na Gestão da Saúde com o Dr. Otávio Augusto Câmara Clark (SP).