Jogar o lixo no lixo, reduzir o uso de sacos plásticos e mesmo de copos descartáveis são, além de marketing positivo para empresa, uma prática do desenvolvimento sustentável e uma questão de consciência ambiental. Se você ainda não sabe o que significa esses termos, já está na hora de aprender.
Você sabia que um copo descartável demora 50 anos para ser decomposto no meio ambiente? Foi em cima dessa informação, que no dia 27 de maio, a Unimed Goiânia distribuiu um squeeze (garrafinha) a cada colaborador que participasse da vacinação contra a gripe, ação que aconteceu no auditório do prédio administrativo da Cooperativa. Propósito? Prevenir, cuidar da saúde dos colaboradores e reduzir o consumo de copos descartáveis.
Desperdício
Verificou-se que cerca de 3000 mil copos eram utilizados por dia dentro da Cooperativa. Só no SETEMP ? Setor de Relacionamento Empresarial, são utilizados quatro copos por pessoa, de acordo com a assistente Ana Isabela Loiola. O departamento possui 13 colaboradores.
Consciência ambiental e praticidade
A assistente de Marketing Flavia Savastano mudou os seus hábitos e todo o departamento. ?Só bebia água quando ia ao banheiro, eram cerca de três copos todos os dias. Com a garrafinha, bebo mais água, não utilizo mais copos e consegui com êxito que
meu setor agisse da mesma forma?.
Por outro lado, existem colaboradores que nunca utilizaram o copo descartável. Um exemplo é a assistente do SETEMP, Jordana Nunes. ?Sempre utilizei o squeeze pela praticidade e por pensar no futuro. Todos só pensam no presente?, comentou.
Ação ambiental
Além da distribuição das garrafinhas, a Unimed Goiânia promove outras ações ambientais, como o uso do papel reciclado nos informes ou materiais de distribuição interna e a coleta seletiva do lixo. ?O papel selecionado é doado à Associação de Combate ao Câncer e o reciclado é nossa prioridade para evitar a derrubada de árvores?, explicou o coordenador de MKT, Edney Vascurado.
Desenvolvimento Sustentável
Preocupados com o futuro de uma geração é que a empresa ensina os colaboradores a tornarem-se cidadãos conscientes pela qualidade do meio ambiente. Muitos deram dicas, como jogar lixo no lixo, não utilizar sacolas plásticas, reutilizar o óleo de cozinha, aproveitar as garrafas PET, economizar água e energia, além disso, garantiram agir assim também fora do trabalho.
A Unimed Goiânia obteve uma boa aceitação com a proposta e mais do que nunca quer promover mais ações capazes de abranger a responsabilidade ecologicamente correta.