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Novos procedimentos eliminam o manuseio de documentos por prestadores






Os prestadores da Unimed Goiânia que realizam os serviços de ultra-sonografia simples (exceto: USG com doppler e punções) com autorização obtida através da máquina leitora ou leitor de cartão do sistema de autorização Hilum, estão liberados do envio de documentos (guias de SP/SADT e laudos dos exames) e, conseqüentemente, do envio dos dados pelo faturamento eletrônico.

 

A medida cumpre regras da Agência Nacional de Saúde, passando a vigorar a partir do dia 20 de maio, data em que se inicia a competência do mês de junho.

 

?Esses documentos com transação on line já ficarão com a situação de aptos para pagamento, desde que a operação de autorização seja feita até a sua conclusão?, explica Dr. Lueiz Canedo, diretor de Auditoria da Unimed Goiânia.

 

Além da Ultra-sonografia simples, serviços de Patologia clínica e Radiodiagnóstico simples (sem contraste) também estão liberados o envio de documentos.

 

Necessidade de documentos

Os prestadores devem ficar atentos para as situações em que os documentos deverão ser enviados, digitados e validados pela Unimed Goiânia, caso contrário não serão pagos.

 

É preciso observar que o procedimento para guia sem autorização (intercâmbio) das empresas ocorrem no caso de:

 

A - Beneficiários do intercâmbio, sem prévia liberação, se o valor for até R$ 240,00, desde que observadas as restrições do cartão;

B - Atendimentos de pronto-socorro (observar regras específicas);

C - Empresas de custo operacional (autorização pela empresa).

 

Os demais serviços, mesmo autorizados pela máquina leitora/leitor de cartão-sistema Hilum, terão que ser enviados para a Unimed Goiânia, como: monitorizações, reabilitações, terapêuticos, eletrofisiológicos, endoscópicos, medicina transfusional, anatomia patológica e citopatologia, medicina nuclear, radiodiagnósticos contrastados, angiografias e radiologia intervencionistas, ultra-sonografia com doppler e punções, tomografias computadorizadas, ressonâncias magnéticas, radioterapia, exames específicos e testes para diagnósticos, GTAs, etc.

 

?É muito importante saber que os documentos terão que permanecer arquivados pelo tempo que determina a lei. Durante este período, a Unimed Goiânia poderá solicitar o envio de documentos e/ou fazer auditoria in-loco, para análise da auditoria médica ou por solicitação de unimeds e empresas de custo operacional?, explica Dr. Lueiz.

 

No caso de pacientes internados, deve-se seguir a rotina atual, ou seja, os exames devem ser enviados junto à conta hospitalar.

 

O diretor de Auditoria acrescenta que essa nova rotina (não envio de documentos dos serviços acima mencionados) será obrigatória para todos os prestadores de serviços. Não será opcional.

 

A nova rotina de procedimentos para os prestadores objetiva agilizar os processos, evitando o manuseio de papéis, facilitar a análise, liberação de pagamento e arquivo de documentos.

 

Outros esclarecimentos podem ser obtidos pelo telefone (62) 3216-8416.

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