Goiânia ganha bicicletas públicas compartilhadas com apoio da Unimed Goiânia
Prefeito Paulo Garcia, Dra. Raquel Costa, Edney Vascurado e Sávio Afonso
Goiânia terá bicicletas públicas compartilhadas a partir de dezembro deste ano. O termo de autorização do serviço foi assinado no dia 26 de outubro, no Paço Municipal, com a Serttel, vencedora do edital de chamamento público que já opera o serviço em outras capitais do país.
A Unimed Goiânia é a patrocinadora da ação em quinze estações, com um total de 300 bicicletas públicas implantadas na região Centro-Sul da capital.
Modelo utilizado em Fortaleza
A Prefeitura explica que o projeto integra os investimentos da administração municipal em mobilidade urbana, que já construiu quase 80 quilômetros de ciclovias na capital. “Desde o início de 2012 buscávamos parceiros para implementar o projeto das bicicletas públicas. Hoje, para nós, é um orgulho anunciar essa implantação em parceria com a Unimed Goiânia", disse o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia.
Presente no ato de assinatura da autorização do serviço, uma das diretoras do Conselho Técnico da Cooperativa, Dra. Raquel Costa, destacou o compromisso da Unimed Goiânia com a sustentabilidade e a saúde. "Trata-se de uma ação importante, que beneficiará a comunidade, e é totalmente alinhada aos princípios que defendemos. A iniciativa contribui para mobilidade urbana e para a saúde da população, uma vez que é um passo na direção da necessária mudança no nosso modelo energético", disse ela.
O sistema de compartilhamento de bicicletas públicas opera alimentado por energia solar, e as estações são conectadas via internet, possibilitando aos usuários a retirada das bicicletas através de aplicativos para smartphones. Com o sistema de compartilhamento, as pessoas poderão alugar a bicicleta, após o cadastro, por meio de um cartão magnético para uso por período pré-determinado. O serviço terá quatro taxas de uso, R$ 4,00 para um dia, R$ 8,00 mensal, R$ 35,00 semestral e R$ 70,00 anual. O cadastro e o pagamento serão feitos de forma digital, via internet.
Além das vias prioritárias, a Prefeitura também oferecerá um novo modal de transportes para regiões mais adensadas dos grandes centros urbanos, de forma integrada com a rede de transporte coletivo.
A previsão é que a inauguração das 15 estações de bicicletas públicas compartilhadas aconteça em dezembro. “Espero que este projeto estimule ainda mais o cicloativismo, que já tem muito adeptos em Goiânia, e caberá também à população a responsabilidade pelo zelo dos itens e da infraestrutura", afirma Paulo Garcia.
Segundo a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), cerca de 4% da população de Goiânia e 6% da região metropolitana já utilizam a bicicleta como meio de locomoção. O transporte público coletivo é usado por 30%. Diante deste cenário, ele avalia que o incentivo ao uso da bicicleta favorece a inclusão de uma parcela da população e preserva o direito de ir e vir dos cidadãos nos diferentes espaços da cidade. “Em 2012, tínhamos apenas cinco quilômetros de trechos cicloviários e vamos terminar essa gestão com mais de 100 quilômetros entregues, além das bicicletas públicas, que vão coroar este projeto de mobilidade urbana implantado em nossa cidade”, explica Sávio Afonso, diretor técnico da CMTC.