Segundo o último Boletim Cato, informativo do Conselho de Administrativo, Técnico e Operacional da Central Nacional Unimed (CNU), os números dos cinco primeiros meses do ano mostram a redução da sinistralidade em 1,8%. O principal fator foi a queda de 6,6% do tempo de internação dos beneficiários. Esse desempenho contribui para que a cooperativa continue a garantir os resultados operacionais e líquidos acima daqueles observados no passado. As receitas estão em trajetória crescente, mesmo com a redução programada da carteira de beneficiários, uma vez que a aceitação de novos clientes e as negociações com os atuais passaram a privilegiar a saúde financeira da cooperativa.
Alexandre Ruschi
“Quanto melhor o nosso resultado, mais investimento no atendimento de todos os clientes da marca. A Central Nacional Unimed tem realizado atualizações tecnológicas, reestruturação de produtos, modernização da Central de Atendimento, itens previstos no nosso Planejamento Estratégico. Também trabalhamos na mudança do modelo assistencial e em busca de uma cooperativa cada vez mais digital. Liderança e protagonismo é sinônimo de transformação", afirma Alexandre Ruschi.
As receitas totais de maio registraram crescimento de 7,1%, comparadas ao mesmo período de 2017, influenciadas pelo aumento de 11,4% do ticket médio dos contratos em pré-pagamento e pelo aumento de 8,6% na quantidade de vidas em contratos de custo operacional. As vendas novas também contribuíram com esse resultado, no montante de R$ 2,8 milhões no mês.
No acumulado de janeiro a maio, o crescimento dos ingressos totais foi de 9,2%, impulsionado pelo reajuste de 13,15% no ticket médio, ou seja, R$ 241,35. Este resultado foi limitado pela queda de 1% na quantidade de vidas, que encerrou o período com 1.491.950 beneficiários.
Sinistralidade e eventos
A sinistralidade de maio recuou 1,2 ponto percentual na comparação com o mesmo período do ano anterior. O principal motivo foi o custo per capita com internações, que registrou queda de 12% no período.
No acumulado do ano, a sinistralidade recuou 1,8 ponto percentual, influenciado pela queda de 6,6% no tempo médio de internação dos beneficiários. Este resultado demonstra a eficácia das medidas adotadas pela CNU no controle da sinistralidade, como, por exemplo, a atuação dos médicos que monitoram os pacientes internados em hospitais da rede direta.
Despesas administrativas
As despesas administrativas registraram crescimento de 0,1 ponto percentual no comparativo entre maio de 2018 e maio de 2017, devido aos maiores investimentos em projetos estratégicos. As despesas gerais cresceram 0,3 ponto percentual, impulsionadas pela migração do Data Center, que elevou as despesas com serviços de terceiros e, em contrapartida, possibilitou a redução de despesas com pessoal próprio.
No acumulado do ano, as despesas administrativas ficaram estáveis em 5,7 pontos percentuais, com destaque para o crescimento em despesas diversas, em razão dos investimentos em projetos estratégicos e compensação em despesas com pessoal, por causa da redução do quadro de colaboradores.
Receitas Financeiras
A forte redução da Taxa Selic, imposta pelo Comitê de Política Monetária (Copom) desde o final de 2016, impactou diretamente no resultado financeiro da cooperativa, que recuou 52,9% no comparativo entre maio de 2017 e maio de 2018. No acumulado do ano, a queda do resultado financeiro foi de 33,2%. Parte da queda da taxa de juros tem sido compensada pela melhor gestão dos ativos, que acumularam rendimento de 101,5% do CDI entre janeiro e maio de 2017, enquanto no mesmo período de 2018 a rentabilidade relativa foi de 102,6%.
Resultado Líquido
O resultado líquido da CNU, em maio de 2018, ficou 129,3% acima do observado no mesmo período do ano anterior. No acumulado do ano, o resultado foi 55,4% maior que o apurado nos cinco primeiros meses de 2017. O principal destaque deste resultado é a alteração de sua composição, uma vez que a cooperativa se tornou menos dependente dos resultados financeiros e solidificou sua operação, que tem ampliado seu patamar devido à queda da sinistralidade.
A CNU possui 1.343 colaboradores, 326 sócias e 1.491.950 beneficiários. Confira os principais destaques que influenciaram os resultados da Central Nacional Unimed até o fim de maio.
A expectativa para os próximos meses é de manutenção da trajetória de melhoria relativa de resultados, uma vez que os projetos estratégicos trazem melhorias à estrutura operacional.
O diretor comercial e de Marketing da CNU, Sizenando da Silva Campos Jr., também diretor-financeiro da Unimed Goiânia, recomenda a leitura do Balanço Patrimonial (Ativo e Passivo) e o Demonstrativo de Resultados referentes aos cinco primeiros meses do ano (http://unimed.me/1006fK).
Sizenando da Silva Campos Jr.
“A Unimed Goiânia é membro do Cato, e é importante que cada cooperado e cooperada mantenha-se informado a respeito da dinâmica do mercado de saúde suplementar, porque qualquer movimento também vai afetar nossa Cooperativa no âmbito regional. Estamos fortes, e muitas práticas desenvolvidas pela CNU podem ser compartilhadas para melhorar o desempenho das Singulares”, afirma o diretor.
Breno de Faria
Para o presidente da Unimed Goiânia, Breno de Faria, “as conquistas alcançadas pela Central, que é a operadora nacional do Sistema Unimed, resguardam e preservam a força da marca Unimed e revelam um modelo de governança de alto desempenho”.