Conhecer para Cooperar visita cooperativas em três estados
São Paulo, Paraná e Santa Catarina foram os destinos do último módulo prático do projeto Conhecer para Cooperar – Ramo Saúde, que ocorreu entre os dias 14 e 18 de maio e contou com a presença do presidente da Unimed Goiânia, Breno de Faria, como convidado. A Cooperativa goiana foi a primeira a receber o Prêmio Sescoop Excelência de Gestão 2017 (Categoria Primeiros Passos – Faixa Bronze), por seu empenho em implementar, constantemente, as melhores práticas de gestão, integrando atualmente este projeto.
Os formuladores de políticas públicas e representantes de agentes financeiros que também integraram a comitiva conheceram de perto a realidade de organizações como a Uniodonto e a Unimed Campinas, a Uniodonto e a Unimed do Brasil, a Cooperativa Paranaense dos Anestesiologistas (Copan), a Unimed Curitiba, a Unimed Grande Florianópolis e a Uniodonto Santa Catarina.
O grupo também teve a oportunidade de ver o funcionamento das Organizações das Cooperativas dos estados de São Paulo (Ocesp), de Santa Catarina (Ocesc) e do Paraná (Ocepar). A Federação das Unimeds do estado de Santa Catarina também fez parte da programação, composta por visitas e reuniões técnicas.
O primeiro módulo teórico do Projeto Conhecer para Cooperar - Ramo Saúde teve início em 26 de fevereiro, com visitas nas cooperativas do Sistema Unimed e Uniodonto de Minas Gerais, Ceará e Goiás. No dia 28 de fevereiro, a Unimed Goiânia recebeu os representantes da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), do Ministério da Saúde (MS) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), além dos representantes da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), da Federação Brasileira das Cooperativas de Anestesiologistas (Febracan), do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) de São Paulo e Goiás, da Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas (Coopanest), da Uniodonto Goiânia e Brasil, da Faculdade Unimed, da Federação Nacional das Cooperativas Médicas (Fecom), da Confederação Nacional das Cooperativas Médicas (Confemed), das Unimeds Belo Horizonte, Curitiba, Grande Florianópolis e Campinas.
Breno de Faria
“Agora, foi a vez da Unimed Goiânia conhecer outras iniciativas cooperativistas do País integrando a caravana do projeto Conhecer para Cooperar, realizado pelo Sistema OCB, em parceria com a Fundação Unimed. Verificar in loco a realidade, as dificuldades, as boas práticas e as demandas das cooperativas brasileiras é uma oportunidade preciosa para a intercooperação e para que os formuladores de políticas públicas e representantes de instituições financeiras possam aprofundar seu conhecimento a respeito do negócio cooperativo e contribuir para o desenvolvimento brasileiro”, afirma o presidente Breno de Faria.
A caravana foi formada por representantes e dirigentes de instituições públicas e cooperativas como Uniodonto do Brasil, OCB,Unimeds Curitiba, Campinas, Grande Florianópolis, BH e Goiânia; Federações Uniodonto SP e Unimed Equatorial; Uniodonto Fortaleza, Campinas e Goiânia; Ministério da Saúde, Confemed, ANS, BRDE, Sescoop, Faculdade Unimed, Ocesp e Ocepar.
Programação
No dia 14 de maio, foram visitadas as cooperativas Uniodonto Campinas e Unimed Campinas, ambas localizadas na cidade homônima, no interior de São Paulo. Durante a abertura desse último módulo prático, a gerente geral da Organização das Cooperativas Brasileiras, Tânia Zanella, reforçou a importância do projeto para a construção de um cenário favorável ao desenvolvimento das cooperativas do ramo saúde.
Tânia Zanella
“Nossa intenção é mostrar para esses formuladores de políticas públicas e, ainda, agentes financeiros o quanto as cooperativas têm a contribuir com a melhoria dos serviços básicos e suplementares da saúde brasileira. Para isso, nada melhor do que conhecer de perto a atuação delas e, também, todos os desafios desse ambiente regulado”, comenta a gerente geral da OCB.
A abertura ocorreu na sede da Uniodonto Campinas e também contou com a participação do presidente, Roberto Antonio Gobbo, que fez questão de destacar o bom desempenho da instituição. Segundo ele, o cooperativismo tem transformado a vida de cerca de 1,5 mil cooperados e 185 colaboradores. A Uniodonto Campinas tem uma carteira com quase 400 mil beneficiários e, em 2017, conforme registrou Gobbo, também apresentou a necessidade de intercooperar, já que a Uniodonto Campinas conta com a parceria de outras duas cooperativas: a Unimed e a Unicred.
Roberto Antonio Gobbo
“As cooperativas têm de se unir e vender o pacote todo: nós temos médicos, dentistas, bancos. Somos, todos juntos, um setor que traz desenvolvimento e colabora coletivamente com a sociedade”, frisou.
À tarde, o grupo conheceu a realidade da Unimed Campinas. Dentre os assuntos destacados pela diretoria da cooperativa, estiveram a repercussão da inauguração do maior hospital próprio da Unimed, no interior de SP, e ainda o papel dos cooperados no desenvolvimento regulatório das cooperativas de saúde. A Unimed Campinas completa, em 2018, 48 anos de atuação e possui cerca de 600 mil beneficiários e mais de 3,2 mil cooperados.
Ainda em São Paulo, o grupo conheceu a Uniodonto do Brasil, a Unimed do Brasil e a sede do Sistema Ocesp, responsável por estimular o desenvolvimento, bem como defender os interesses das cooperativas do estado paulista.
A próxima parada foi no Paraná, para conhecer a sede do Sistema Ocepar, a Cooperativa Paranaense dos Anestesiologistas (Copan) e a Unimed Curitiba. Nos dois dias seguintes, as visitas técnicas foram feitas a Unimed Grande Florianópolis, a Uniodonto Santa Catarina e ao Sistema Ocesc. O projeto é uma realização do Sistema OCB em parceria com a Faculdade Unimed e tem como objetivo apresentar a governança, as estratégias de gestão, os conceitos essenciais e os desafios enfrentados pelo setor de saúde cooperativista a representantes da ANS, do MS e do BNDES.
Para o Sistema OCB, quanto maior o conhecimento dos formuladores de políticas públicas a respeito da atuação das cooperativas brasileiras, melhor será a efetividade de normativas, resoluções e leis propostas para o setor.
Ramo Saúde
São mais de 22 milhões de brasileiros que utilizam planos de saúde cooperativos
As cooperativas brasileiras de saúde estão entre as mais sólidas do mundo. Elas estão presentes em 85% do território nacional e são fundamentais para levar atendimento de qualidade a milhares de pessoas em todos os estados. Este modelo cooperativo, reconhecido como um dos maiores do mundo, responde por mais de 32% dos beneficiários da saúde suplementar brasileira nos planos médico e odontológico.
São mais de 22 milhões de brasileiros que utilizam planos de saúde cooperativos. Com mais de 50 anos de atuação no Brasil, as 813 cooperativas de saúde, segmentadas em três confederações, reúnem mais de 225 mil cooperados e geram quase 100 mil empregos diretos.